Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



109

Ultimas Noticias

30/11/2012 Dia Mundial de Luta contra a Aids terá testagem rápida de HIV em Porto Alegre

 

Estudos demonstram que 40% da mortalidade por Aids acontece devido à demora em descobrir a presença do vírus e dar início ao tratamento. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, uma mobilização para testagem rápida de HIV/Aids.

Na Redenção, a testagem estará disponível no sábado, 1º, das 10h às 20h, e no domingo, 2 de dezembro, das 14h às 20h. Os serviços oferecerão a testagem para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 15 minutos. A pessoa recebe aconselhamento depois do exame e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado, em caso negativo, são reforçadas as atitudes de prevenção. As pessoas que participarem das atividades terão direito a concorrer a um passeio de balão.

As pessoas que circularem na Redenção no sábado, também poderão participar de uma atividade de integração da população na luta contra Aids: todas juntas irão formar o laço símbolo da luta.

Postos abertos

Além disso, no sábado, unidades de saúde de cada Região Distrital da cidade funcionarão das 8h às 17h para a testagem rápida de HIV e sífilis. A população que buscar informações e quiser realizar o teste contará com a ajuda dos profissionais de saúde, que foram capacitados para a realização do exame e aconselhamento dos usuários. Um carro de som vai circular pelas comunidades avisando sobre o teste no dia 1º e informando sobre a abertura dos postos. 

Dados epidemiológicos

A taxa de incidência de Aids em Porto Alegre para cada 100 mil habitantes em 2011 foi de 95,3 casos, correspondendo a 7,6 a menos do índice de 2010, que foi de 102,9 casos. Os números divulgados pelo Ministério da Saúde fazem parte do boletim epidemiológico, que será lançado também em 1º de dezembro.

Teste rápido

O teste rápido está disponível em todas as unidades de saúde de Porto Alegre, nas unidades de Pronto Atendimento, nos hospitais conveniados ao SUS e no Centro de Saúde Santa Marta, no turno da manhã. Os testes laboratoriais são realizados ainda nos centros de testagem e aconselhamento (CTA) do Ambulatório de Dermatologia Sanitária, no CTA Caio Fernando Abreu, que também faz o teste rápido, e no CTA Paulo Cesar Bonfim.  Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

 



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012