Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



2041

Ultimas Noticias

11.04.2014 - Ministro de MT pede indenização de R$ 200 mil por citações no livro “Operação Banqueiro”

Tramita na 15ª Vara Cível de Brasília (DF) uma ação com pedido de indenização por danos morais pleiteada pelo ministro mato-grossense do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A ação foi imposta contra o jornalista Rubens Valente, autor do livro Operação Banqueiro, e a editora Geração Editorial, responsável pela publicação da obra.

A petição foi distribuída na quarta-feira (9) e é assinada pelo advogado Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, que patrocina a defesa do ministro. Mendes afirma que o livro foi elaborado com intuito difamatório e atentatório contra sua dignidade. O ministro afirma ainda que foi colocado como protagonista de um esquema escuso e ilegal no curso da Operação Satiagraha.

Para o ministro, o livro relaciona o prestígio de sua família à decadência do município de Diamantino e à ditadura militar. Mendes também classifica de difamatórias as considerações sobre sua atuação como membro do Ministério Público na época da promulgação da Constituição de 1988.

Gilmar Mendes ocupou a Presidência do STF em 2008, quando determinou a soltura do banqueiro Daniel Dantas, preso na Operação Satiagraha, considerada ilegal pelo Superior Tribunal de Justiça.

O livro mostra também como Gilmar Mendes, então na AGU (Advocacia Geral da União), foi acionado em questões que interessavam ao Opportunity junto à ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Em entrevista a Sérgio Lyrio, da Carta Capital, Valente afirma que “sem Mendes na presidência do Supremo, nem todo o prestígio de Dantas teria sido capaz de reverter o jogo de forma tão espetacular”.

O ministro pede R$ 200 mil em indenização e que sejam publicadas nas futuras edições do livro e em revista de grande circulação a sentença a ser proferida e a petição inicial. Fonte: http://www.olhardireto.com.br/juridico/noticias/exibir.asp?noticia=Mendes_pede_indenizacao_de_R_200_mil_por_livro_Operacao_Banqueiro&id=16884



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012