Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



2319

Ultimas Noticias

12.06.2014 - Cartunistas espanhóis se demitem após censura de capa que ironizava monarquia

Como forma de protesto à censura da capa da revista El Jueves, uma das mais tradicionais de humor político da Espanha, seus principais cartunistas se demitiram. A decisão foi tomada após uma sátira à monarquia ter sido retirada da publicação.

A imagem traz o rei Juan Carlos com um prendedor no nariz, simbolizando a entrega de uma coroa “mal cheirosa” ao filho Felipe, que assumirá o trono do pai nos próximos dias. Com o título “El Rey Abdica”, a revista entraria em circulação durante a semana do dia 4 a 10 de junho.

Segundo a RTP, os mais de 60 mil exemplares da semanal foram retirados de circulação, fazendo com que a revista chegasse às bancas um dia mais tarde do que o normal. Em seu lugar, foi colocada uma capa dedicada ao líder do movimento “Podemos”, Pablo Iglesias". Com cerca de quatro meses de existência, o grupo conseguiu eleger seu representante e mais seis deputados, com 1,5 milhão de votos.

Com a censura, há suspeitas da participação do governo espanhol na retirada da edição desta semana. Esta não seria a primeira vez que tentativa semelhante tenha sido feita. A El Jueves já foi processada pela Casa Real por conta de outra capa polêmica, que mostrava os Príncipes das Astúrias nus, em coito.

 

 

Crédito:Reprodução/ Twitter

 

Revista foi censurada devido à charge que criticou a monarquia espanhola

 

 

O conteúdo em questão, no entanto, foi alterado na época pela própria editora do veículo, a RBA, conforme informou a imprensa espanhola. De acordo com El Diario, que revelou as demissões, a revista tentou negar a censura novamente, argumentando que foi uma decisão técnica.

Em contrapartida, fontes citadas pelo El Mundo apontam que a diretora da publicação, Mayte Quílez, entrou em contato com os cartunistas para que preparassem as alterações à capa e ao conteúdo da revista, na última segunda-feira (2/6), depois do anúncio da abdicação de Juan Carlos. "Mas alguém da RBA baixou à redação e comunicou que a capa não podia ser publicada. A editora explicou que não quer ter temas monárquicos nas capas durante algum tempo", descreveu um dos ouvidos pelo periódico.

"Não sabemos de onde vem à ordem inicial, mas isso foi o que se comunicou à redação. Que a monarquia é um tema tabu na capa porque não interessa às pessoas. Que só se manterá nas páginas interiores", diz a mesma fonte ao El Mundo.

A reformulação de conteúdo por conta de uma possível interferência do governo espanhol fez com que os cartunistas Manel Fontdevila, Albert Monteys, Paco Alcázar, Manuel Bartual, Bernardo Vergara, Guillermo e Isaac Rosa deixassem de colaborar com a El Jueves. Fonte: Portal IMPRENSA



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012