Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



2842

Ultimas Noticias

08.10.2014 - A OIT realizará sua 18ª Reunião Regional Americana na cidade de Lima, Peru

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) convocou os representantes dos Governos, dos empregadores e dos trabalhadores de todos os países do continente para participarem em sua 18ª Reunião Regional Americana, que se realizará em outubro na cidade de Lima, para debaterem e refletirem sobre os principais desafios do mundo do trabalho.

O encontro que se realizará entre 13 e 16 de outubro será aberto pelo Presidente do Peru, Ollanta Humala e pelo Diretor Geral da OIT, Guy Ryder.

A reunião regional, que nesta edição conta com o apoio do Governo do Peru, é considerada como o encontro mais importante do mundo do trabalho no continente e convoca os Ministros do Trabalho e outros delegados de governos, assim como os representantes da mais alta hierarquia das organizações empresariais e das organizações sindicais da América Latina, do Caribe, Canadá e dos Estados Unidos.

Também foram convidados representantes de cinco países europeus e diversas instituições e organizações não governamentais internacionais.

“O trabalho é essencial para continuar avançando na redução da pobreza e da desigualdade. Num momento no qual há sintomas de desaceleração das economias, mais do que nunca é importante ter acordos e consensos sobre as estratégias para enfrentar os desafios do mundo do trabalho”, disse a Diretora Regional do Escritório da OIT para a América Latina e o Caribe, Elizabeth Tinoco.

Os delegados tripartites terão a oportunidade para debater sobre o conteúdo do Informe do Diretor Geral intitulado: “As Américas frente aos desafios do século 21: emprego pleno, produtivo e trabalho decente”.

Em sua introdução ao informe, o Diretor Geral Guy Ryder enfatiza que “a Reunião Regional Americana de 2014 se realiza em um momento de incerteza global”.

O documento destaca os avanços alcançados pela América Latina e Caribe em matéria laboral, incluindo uma importante redução da taxa de desemprego urbano durante a última década, porém alerta sobre a persistência de déficits de trabalho decente e sobre o fato de que ao menos 130 milhões de pessoas trabalham em condições de informalidade.

O encontro servirá para avaliar os avanços e as mudanças na situação da região desde a anterior reunião regional, realizada em 2010 em Santiago do Chile.

A Reunião regional também contempla a realização de duas sessões especiais de diálogo com personalidades convidadas sobre os temas de “Desenvolvimento sustentável com trabalho decente, produtividade e inclusão social” e “Caminho à equidade: Da informalidade à formalização”.

O encontro encerrará quinta feira, 16 de outubro.

As reuniões regionais da OIT se realizam a cada quatro anos em cada uma das regiões: Ásia e Pacífico, Américas, África e Europa.

A OIT, fundada em 1919, é a única agência do Sistema das Nações Unidas na qual os Estados têm representantes tripartites.

A primeira Reunião Regional da OIT se realizou no continente americano, em 1936. Link página 18ª Reunião Regional Americana.



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012