Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



4540

Ultimas Noticias

25.01.2016 - Balanço do FSM

Nosso diretor e integrante da secretaria de Registro Profissional da Fitert, Zé Henrique, participou das atividades do FSM e nos deixou um pequeno relato acerca dessa sua experiência. Zé disse que participar de um FSM foi uma experiência de grande valia e ganho de conhecimentos que fugiam do seu pensar, pois como está em atuação no movimento sindical há pouco, comparou essa experiência como uma graduação.

Ele pôde compartilhar de atividades como a que dezenas de organizações aprovoaram em assembleia realizada no auditório Araújo Vianna, uma carta de compromissos dos movimentos sociais, no encerramento do Fórum Social Temático Porto Alegre. A Carta do Fórum Social Temático 2016 apontou que o atual momento político e econômico no mundo exige unidade e disposição de luta para evitar retrocessos civilizatórios. Para os movimentos signatários da carta, o capitalismo encontra-se em uma de suas piores crises e as medidas que vêm patrocinando para superar o cenário pode agravar ainda mais o quadro de desigualdade no mundo, ampliando também a supressão de direitos.

Durante o Fórum Social Mundial, educadores ambientais debateram a necessidade de um aprofundamento na implementação das políticas públicas. Em três espaços diferentes,o tema foi abordado através de rodas de conversas capitaneadas pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), cuja atuação tem sido voltada para articular as redes estaduais e temáticas, de forma a criar uma grande malha nacional de educadores ambientais. Esta malha é composta de ideais, práticas, utopias e objetivos que, compartilhados, tecem a cidadania necessária para a construção de uma cultura de paz e uma sociedade sustentável.

Em sua participação na oficina sobre a mídia, a luta contra o seu monopólio e a reforma do estado, Zé Henrique nos relata que se falou dos grandes da comunicação, todos aliados à direita e ao imperialismo e que estão tentando dar o golpe na democracia no país e tentando criminalizar a esquerda.

Uma passagem que muito sensibilizou nosso diretor ocorreu na lona de oficina onde um trabalhador senegalês relatou seus problemas enfrentados para chegar aqui. Elas começaram já desde as tentativas de visto na embaixada brasileira no Senegal, até as dificuldades para alugar um imóvel e estudar no Brasil. De acordo com Zé Henrique é muito cruel a forma como estamos tratando os imigrantes e refugiados.

 

 



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012