Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



4586

Ultimas Noticias

12.02.2016 - Sábado (13) é dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti

Uma força-tarefa nacional será lançada neste sábado, 13, para combater a infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Em Porto Alegre, a ação terá início às 8h30, na Gerência Distrital de Saúde Partenon/Lomba do Pinheiro (avenida Bento Gonçalves, 3722, Partenon), com a presença do prefeito José Fortunati, do governador José Ivo Sartori e dos secretários municipal e estadual de Saúde, Fernando Ritter e João Gabardo.

Com a previsão de visitas a 40 mil domicílios, serão percorridos onze bairros da cidade, definidos conforme a confirmação de casos de dengue e de armadilhas positivas para o vírus. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação envolve a mobilização de 150 servidores da Saúde, além de parceiros (Grupo Hospitalar Conceição e Sesc), secretarias e departamentos municipais, com o apoio de 1.550 militares do Exército, que atuarão em duplas, acompanhados por um apoiador da prefeitura com crachá de identificação.

Os bairros a serem percorridos serão Sarandi, Cristo Redentor, Três Figueiras, Independência, Floresta, Centro, Petrópolis, Bom Fim, Bela Vista, Partenon e Chácara das Pedras, esse último sob responsabilidade do Grupo Hospitalar Conceição. O objetivo da ação é esclarecer a população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito vetor, identificando e eliminando possíveis criadouros.

"Seremos um grande exército em ação pela cidade, com várias frentes de ação contra o mosquito. Vamos mobilizar intensamente a comunidade para reforçar cada vez mais o combate à proliferação do Aedes e a prevenção das doenças que ele transmite", afirma o secretário municipal de saúde, Fernando Ritter.

Centro Integrado de Comando - O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) participa da mobilização em duas frentes de atuação: estratégia e comunicação. Para auxiliar a organização da mobilização na capital gaúcha, o centro desenvolveu novas camadas no Mapa Georreferenciado. A ferramenta é utilizada para planejar ações, dividir áreas de território e identificar pontos-alvo. No mapa da mobilização, estão identificadas as últimas semanas epidemiológicas, o mapa de infestação do mosquito Aedes aegypti nas 865 armadilhas de monitoramento de mosquitos adultos, instaladas em 27 bairros, os locais de atuação, os pontos de apoio e as equipes envolvidas. Para facilitar o trabalho das equipes, o Ceic também vai fornecer 20 radiocomunicadores digitais, que serão divididos em cada ponto de atuação. A nova tecnologia, que está em fase de testes pela prefeitura, garante comunicação gratuita e de alta performance, utilizado uma rede própria.

Governança - Os gestores dos Centros Administrativos Regionais (CARs) que atendem os bairros envolvidos na Mobilização Nacional de Combate ao Aedes prestarão apoio à ação. A sede do CAR Centro (rua Siqueira Campos, 1180 – Centro Histórico) será um dos pontos de apoio à atividade. O CAR ficará de portas abertas das 8h às 18h, com dois gestores que, além de subsidiar com informações sobre a ação, serão os responsáveis pela distribuição de água às outras quatro regiões envolvidas. Outros quatro CARs – Noroeste, Leste, Partenon e Norte – disponibilizarão dois gestores, cada, que atuarão junto aos pontos de apoio a serem instalados nas respectivas regiões. A Secretaria Municipal de Governança disponibilizará também cinco carros que ficarão nas regiões onde haverá a ação. Os conselheiros do Orçamento Participativo dessas regiões foram convidados a participar.

Limpeza Urbana - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estará presente na mobilização nacional contra o Aedes com dez servidores. Eles integram o grupo de funcionários da prefeitura que irá coordenar a ação de 1.550 soldados do Exército na vistoria a residências. No domingo, 14, o DMLU realizará a limpeza de pontos identificados durante a mobilização que tenham focos de lixo e de mosquitos.

Esgotos Pluviais e Obras e Viação - O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) disponibilizará dez funcionários para contribuir, de forma conjunta com outros departamentos e secretarias, na campanha de combate ao Aedes aegypti. Eles estarão distribuídos nas bases de apoio, auxiliando na distribuição de folders e no esclarecimento de dúvidas aos moradores. A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) atuará com cinco funcionários.



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012