Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



4639

Ultimas Noticias

14.03.2016 - Breve relato sobre a fiscalização efetuada na Regional de Rio Grande

Nesta semana que passou o diretor da Regional de Rio Grande, Dino, recebeu a visita do presidente Caverna, do diretor Silvonei Benfica e do diretor de nossa entidade e também representante da Fitert, Zé Henrique. Essa reunião de dirigentes levou a que as emissoras da região fossem surpreendidas com visitas não agendadas e muitas foram flagradas cometendo irregularidades, burlando a lei 6.615.

A primeira emissora a que foram foi a Rádio Minuano, administrada pelas herdeiras do senhor Bravo, radiodifusor falecido há 3 meses. Já no primeiro contato ocorreram muitas divergências e, muitas, muito sérias. Foi o caso de funcionários com mais de 20 anos de casa, sem a carteira profissional assinada; havia outros com mais de 10 anos e que em momento algum a emissora repassou ao Governo os valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Também se constatou que há mais de 3 meses não há água para consumo e total falta de higiene no prédio em que os banheiros apresentam condições desumanas para o uso. Caverna deu um prazo de 30 dias para que se providenciem medidas que regularizem tudo que foi constatado, pois se percebeu que a empresa não se mostrou muito disposta a solucionar todas essas questões.

Nesse dia a notícia de que os dirigentes estavam efetuando visita surpresa às emissoras se espalhou rapidamente pela cidade. Fomos informados por telefone de que uma emissora de TV da cidade havia fechado as portas para impedir a nossa chegada. Fomos no dia seguinte realizar a fiscalização e constatamos que havia profissionais sem o devido Registro Profissional.

Na quinta-feira(10) a fiscalização se deu na Rádio Cassino, além da Rádio Cultura Rio Grandina, emissoras que também apresentaram algumas irregularidades. Já na Rádio Oceano Fm a visita de certa forma foi rápida e conversamos com alguns companheiros. Na oportunidade constatamos que nesta emissora todos que trabalham estão atuando com o devido registro. Aqui o problema encontrado é que os profissionais não trabalham tendo como base o piso integral da categoria e sim trabalham por salário hora.

Na Rádio e TV Furg encontramos alguns profissionais sem o Registro mas estes trabalhadores efetuaram o curso realizado há alguns meses, mas ainda não haviam encaminhado o seu pedido de Registro, e se comprometeram a fazê-lo junto ao sindicato ao longo dessa semana.

Os sindicalistas também visitaram a TV Câmara onde tiveram uma longa conversa com os trabalhadores, todos bastante motivados, por parte deles estarem realizando o curso de Radialista. Eles enalteceram o apoio e a presença dos dirigentes de nossa entidade ao marcarem presença na emissora pois esse contato possibilitou que tirassem uma série de dúvidas que foram esclarecidas e receberam e apoio da categoria.

Mas os contatos não se limitaram apenas a emissoras e categoria. Nossos diretores estiveram com o Delegado Regional da Policia Civil, Elione Lopes e solicitaram o apoio para intensificar e combater as irregularidades das emissoras. O delegado não mediu esforços se colocando a disposição do Sindicato para tais reinvindicações. Nesta reunião já foram citados nomes de pessoas que estão atuando no mercado de forma ilegal na profissão de radialista na cidade de Rio Grande.

Na noite de sexta-feira (11) os diretores participaram de uma palestra realizada para os alunos do curso de radialista que está sendo realizado em Rio Grande, e destacaram a finalidade, o papel e a importância do sindicato, além de falar sobre as questões trabalhistas e sociais.  Ao final o microfone foi aberto para todos os presentes para oportunizar questionamentos e dúvidas dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012