Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



5544

Ultimas Noticias

31.10.2016 - Em Campinas, afiliada da Globo, deverá pagar direito de hora noturna retroativamente para 30 trabalhadores

Essa foi mais uma ação do Sindicato paulista que se reverteu em direito garantido aos trabalhadores radialistas. A EPTV de Campinas vinha pagando de forma equivocada a hora noturna para seus funcionários.

A Hora Noturna é um direito previsto na CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) e diz que jornadas realizadas entre as 22h e 5h do dia seguinte, devem ser contabilizadas não como 60 minutos, mas reduzidas em 7 minutos e 30 segundos. Isso porque o desgaste que o corpo humano tem durante esta jornada é considerado maior que o desgaste durante jornadas diurnas.

No caso da EPTV Campinas, o que não estava de acordo com a CLT é que, as jornadas trabalhadas durante a madrugada e que ultrapassem as 5h da manhã, devem ser pagas de forma integral como hora noturna, isso é, uma jornada que se estenda até às 7h da manhã deverão contar as duas horas após as 5h também como horas noturnas.

Isso está presente na Súmula nº 60, que diz "Cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o adicional quanto às horas prorrogadas".

O caso da emissora foi resolvido em uma conciliação entre empresa e sindicato no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Trinta trabalhadores, de diversos setores, que se encontram nessa situação, receberão retroativamente o valor de cinco anos deste direito acrescidos de juros e correção, além de terem coberto essa pagamento a partir de agora.

A garantia dos direitos trabalhistas depende também da ação direta dos trabalhadores. O Sindicato recebe, via seus dirigentes sindicais, todas as denúncias de forma sigilosa, portanto, denuncie sempre que houver desrespeitos aos direitos trabalhistas. Nenhum direito a menos, avançar rumo novas conquistas. Fonte: Sindicato Radialistas de SP



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012