Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



6984

Ultimas Noticias

27.12.2017 - Baixas em todas as mídias: jornalistas são dispensados pelo Grupo Globo

Maior conglomerado de comunicação do país, Grupo Globo dispensa jornalistas em dezembro. Cortes atingem profissionais de internet, TV, rádio e impresso.

Oficializada na última sexta-feira, 22, a saída de William Waack da TV Globo e da GloboNews não representa a única baixa neste mês para o jornalismo do maior conglomerado de mídia do Brasil. Ao longo do mês, a empresa controlada pela família Marinho promoveu mudanças em todos os meios nos quais mantém projetos ativos. As movimentações fizeram com que ao menos 10 jornalistas deixassem a empresa ao decorrer das últimas semanas. As saídas no Grupo Globo atingiram – entre outros veículos – CBN, G1, Extra, O Globo e Rádio Globo.

 

Grupo Globo: 10 jornalistas dispensados em dezembro (Imagem: Reprodução)

 

Entre as baixas recentes do Grupo Globo está uma comunicadora que desfalca, de uma única vez, as redações do G1 e da GloboNews. Depois de cinco anos como comentarista do ‘Em Pauta’, Thais Herédia se despediu do canal hard news no dia 19 de dezembro. Na mesma data, ela usou as redes sociais para anunciar o fim do blog que mantinha há sete anos no portal de notícias da Globo. Graças ao trabalho como blogueira, Thais Herédia foi a vencedora da categoria ‘Economia – Mídia Escrita’ do Prêmio Comunique-se 2016. “Aos meus leitores e fontes, obrigada pelo carinho e parceria! #2018vemaí”, escreveu a jornalista.

Desfalques no jornalismo esportivo

Braços do Grupo Globo no meio radiofônico, CBN e Rádio Globo também enxugaram seus quadros de colaboradores na última semana. Articulista-parceiro do Comunique-se, Anderson Cheni falou dos cortes nas emissoras em seu blog. A reportagem apurou que dois integrantes da equipe unificada de esportes foram dispensados: o narrador Marcelo “Fenômeno” Gomes e a repórter Mayra Siqueira. Vindo da extinta Rádio Globo de Belo Horizonte, Marcelo Gomes era funcionário do chamado Sistema Globo de Rádio há 17 anos. Mayra Siqueira completaria sete anos na empresa em janeiro. No departamento geral da Rádio Globo/CBN, a apresentadora Vanessa Di Sevo foi desligada após cinco anos.

Mais demissões

Antes dos três, o Sistema Globo de Rádio já havia dispensado um de seus repórteres mais experientes. No dia 7 de setembro, Che Oliveira informou que não pertencia mais à lista de contratados da Central Brasileira de Notícias. O jornalista, que estava na emissora desde dezembro de 2015, soma passagens por redações no Rio de Janeiro, incluindo TV Globo, Band e Rede TV. Pela Record TV, ele foi o vencedor da categoria especial do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo 2008. A reportagem reconhecida na ocasião foi batizada de “Estouro de Cativeiro”.

Demissões não foram exclusividade na parte de rádio do Grupo Globo. No impresso, jornalistas com cargos de liderança não chegam a 2018 como funcionários dos diários O Globo e Extra. Para o Globo, chegou Alexandre Freeland (ex-diretor de redação de O Dia) como editor-executivo. Em contrapartida, estão fora da empresa o quarteto responsável justamente pela edição-executiva das marcas mantidas pela Infoglobo, que atuam cada vez mais de forma integrada: Alexandre Maron, Denise Ribeiro, Paulo Motta e Silvia Fonseca. As movimentações foram divulgadas pela diretoria geral da empresa há três semanas, conforme registrou o Portal dos Jornalistas.

Um líder que se despede do trabalho ao qual se dedicou por 19 anos aplaudido – de pé – pela própria equipe. Foi dessa forma que há uma semana o Octavio Guedes encerrou o seu ciclo de colaboração para o diário Extra. Integrante da equipe responsável pelo lançamento do título popular, em 1998, o premiado jornalista foi editor-executivo e editor-chefe da marca. Desde 2014, era o diretor de redação do impresso, função na qual será substituído por Humberto Tziolas. Em mais de uma década no Extra, Octavio Guedes conquistou dois prêmios Esso e o internacional Awards of Excellence, promovido pela Society for News Design.

 

Redação do Extra para em homenagem a Octavio Guedes

 

Octavio Guedes em seu último ato como diretor de redação do jornal Extra (Imagem: Gustavo Miranda)

 

Saídas anunciadas

Além de William Waack e dos outros 10 jornalistas dispensados, dezembro chegou ao Grupo Globo com a confirmação de mudanças anunciadas em agosto. Luiz Nascimento e Eugenia Moreyra, diretores do ‘Fantástico’ e da GloboNews, respectivamente, deixaram seus postos no último mês de 2017. O casal deixa a empresa e parte para a aposentadoria. Com a saída da dupla, Miguel Athayde passou a responder pela direção do canal de notícias. Enquanto isso, Bruno Bernardes se tornou o diretor responsável pelo “Show da Vida” – atração que teve em Luiz Nascimento o seu comandante por 25 anos.

Troca de presidente

As mudanças dentro do Grupo Globo em dezembro chegaram à presidência. Há duas semanas, Roberto Irineu Marinho anunciou que deixava o dia a dia da empresa. Dessa forma, ele abandona o cargo de presidente executivo do conglomerado. O empresário, porém, seguirá como presidente do conselho. Para a presidência executiva, o escolhido foi Jorge Nóbrega. “Continuarei a conversar e opinar sobre nossos conteúdos, com um olhar de quem ama o que fazemos e de quem tem a experiência de tantos anos de televisão e mídia. Quero assegurar que estamos, hoje, construindo a Globo de amanhã”, escreveu Roberto Irineu Marinho. Fonte: https://portal.comunique-se.com.br/grupo-globo-baixas-em-todas-as-midias/ - Texto de Anderson Scardoelli

 



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012