Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 


Guia Sindical

7507

Ultimas Noticias

29.06.2018 - TST afasta incidência de IR sobre pensão mensal vitalícia de empregado

A decisão foi da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, no RR-1665-36.2012.5.09.0008. O caso tratava de um pedido do empregado que em decorrência de um acidente de trabalho ficou totalmente incapaz para o exercício de qualquer profissão. Em virtude disso, houve a condenação da empregadora ao pagamento de pensão mensal vitalícia, para substituir a falta de renda, que o empregado teve em virtude dessa incapacidade.

O imposto de renda, por sua vez, incide sobre o acréscimo patrimonial ou de renda do contribuinte, e no caso em questão estava incidindo sobre a pensão concedida ao empregado. Em segunda instância o TRT do PR, fundamentando seu posicionamento sobre o Decreto 3.000/99 que regulamenta o IR, manteve a incidência do IR por entender que se tratava de parcela de natureza continuada.

 

 

Já no Superior Tribunal do Trabalho, houve a reforma da decisão de segunda instância, e foi ao encontro do que já vinha sendo consolidado pelos Ministros, de que as indenizações por acidente de trabalho, nos termos do Art. 6º, inciso IV, da Lei 7.713/88, não teriam incidência do IR, sendo que a pensão em questão se trata da mesma origem. O mesmo se conclui das indenizações por Danos Morais e Materiais, verbas essas de caráter reparatório ou compensatório, afastando a incidência do imposto.

Portanto, essa decisão vem consolidando esse posicionamento do TST, e trás questões importantíssimas ao contribuinte, tendo em vista que o IR retira fatia importante das verbas recebidas. Importante destacar que a incidência é a prática de praxe, quase automática, então cabe ao contribuinte se informar e requerer na via judicial o afastamento da incidência.

Fonte: https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/noticias/595479857/tst-afasta-incidencia-de-ir-sobre-pensao-mensal-vitalicia-de-empregado?ref=feed

 

 

 



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3233.3500 / 3019.6730

webmail / Todos Direitos Reservados 2012