Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 


Guia Sindical

8281

Ultimas Noticias

01.04.2019 - RH do STF contraria Bolsonaro e recomenda desconto de imposto sindical em folha

Medida provisória editada pelo governo proíbe descontos em contracheques em favor de sindicatos - O órgão responsável pela gestão de pessoas do Supremo Tribunal Federal (STF) recomendou o desconto em folha das taxas sindicais de seus empregados. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. O movimento contraria a medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no início do mês, que proíbe descontos em contracheques em favor de sindicatos. De acordo com a MP, que tem força de lei, as mensalidades e contribuições devem ser cobrados por boleto bancário.

Um despacho do STF de 14 de março, no entanto, afirma que o recolhimento poderá ser feito na folha de pagamento. A recomendação é administrativa e foi assinada por Valmi Alves de Sousa Ferreira, gerente substituto da Assessoria de Legislação de Pessoal; Valcicles Geraldo Guerra, coordenador de Registros Funcionais e Pagamento; e Alda Mitie Kamada, secretária de Gestão de Pessoas.

 

STF recomendou o desconto em folha das taxas sindicais de seus empregados - Diego Vara / Agencia RBS

 

Na recomendação, feita à Direção-Geral do STF, o texto afirma que sindicatos e associações terão de arcar com os custos do processamento da cobrança feita em folha de pagamento.

No próprio STF, Ações Diretas de Incostitucionalidade (ADI) questionam a MP editada pelo governo. Sob relatoria do ministro Luiz Fux, as ações ainda aguardam julgamento.

A MP de Bolsonaro e Guedes, além de alterar a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), revogou um dispositivo do Estatuto do Servidor Público Civil Federal que autorizava descontos sem ônus para as entidades.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2019/03/rh-do-stf-contraria-bolsonaro-e-recomenda-desconto-de-imposto-sindical-em-folha-cjtx8f4ot01yo01pnr6y9cpwu.html

 

 



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fone:(51)3233.3500

webmail / Todos Direitos Reservados 2012