Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 


Guia Sindical

8465

Ultimas Noticias

05.06.2019 - As notícias não são boas: patrões sempre na contramão

As notícias não são as melhores, já que rádios estão demitindo trabalhadores em nome da redução de custos. Caso recente é a Rádio Unisinos FM 103,3, restaram dois radialistas para tocar a emissora e o computador para tocar a programação em outros horários, tendo em vista que esse não reclama dos salários.

Em Santa Maria, a Guartathan parou em outubro 2018, quando os trabalhadores ficaram a ver navios, sem salários, direitos trabalhistas e empregos, e o patrão bom gozando em Florianópolis. Existem outros casos onde as tradicionais rádios do Brasil estão sendo sucateadas pela classe dos radiodifusores. Citamos o caso da Radio Globo, e com isso os radialistas estão sendo jogados para o escanteio. Veja o caso da Rádio Universidade e Uni FM, ambas da UFSM. No lugar de servidores aposentados, estão contratando trabalhadores terceirados pela empresa Sulclean, sem registro profissional, tudo porque a própria instituição, no caso a Universidade, não reconhece a Lei Federal nº 6615, a Lei do Radialista. Ao Ministério do Trabalho não cabe denúncia, pois o governo Bolsonaro acabou com esse ministério, e como é instituição federal, fizemos denúncia ao Ministério Público do Trabalho sobre essa irregularidade.

Se não bastasse, o número de pessoas que fizeram CURSOS DE LOCUTOR, que estão disponíveis, a procura de oportunidade para mostrar os seus projetos para apresentar programas nas rádios locais, são simplesmente escrachados pelos radiodifusores locais, com a colocação da já manjada frase: NÃO ESTAMOS CONTRATANDO NINGUÉM, piada muito da sem graça, pois para os amigos das direções, a porteira está aberta. É a vereadora que grava mensagens, é o professor, e o amigo do professor, o advogado, é o cantor de banda. E ao efetuar as denúncias junto ao MTE, essa gentalha não aparece nem como funcionário, são compradores de espaços, amigos dos reis diretores da emissora, e aí a denúncia cai para o ralo.

Puxa ainda não citei a pastorada, tudo como o diabo gosta, antes de migração do AM para o FM, um radiodifusor picareta afirmou que as rádios iriam abrir mais espaços em suas programações para mais contratações, até agora continua a mesma coisa e para pior. Não houve contratação alguma e há ainda o caso dos jornalecos que estão tirando o espaço dos radialistas, mas isso é para o próximo capitulo.

Jorge Nascimento – Diretor Regional Santa Maria



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fone:(51)3233.3500

webmail / Todos Direitos Reservados 2012