Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 


Guia Sindical

8521

Ultimas Noticias

28.06.2019 - Dia do Orgulho LGBT+, começa a ser celebrado nesta sexta-feira

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

Em Porto Alegre a Parada de Luta LGBTI começa nesta sexta-feira (28) e promete entrar para a história em 2019. Pela primeira vez em 12 edições, o evento terá três dias de atividades, com shows, palestras e festas, que irão colorir o Centro Municipal de Cultura, a orla do Guaíba e o Parque da Redenção.

A mobilização ganhou força neste ano, com apoio de grupos de diversidade e da prefeitura e o incremento do patrocínio de empresas privadas. Recentemente, o Dia do Orgulho LGBTQI+ entrou no calendário oficial de datas comemorativas da Capital.

Hoje as atividades irão se concentrar no Centro Municipal de Cultura, na Avenida Erico Verissimo. Haverá cine-debate, oficinas, palestras e rodas de conversa sobre o universo LGBT. Já no sábado (29), a orla do Guaíba recebe shows e a escolha da Corte da Diversidade de Porto Alegre.

No domingo (29), pela primeira vez, a Parada de Luta será itinerante. Antes concentrada na Redenção, agora ocorrerá uma caminhada do parque até a orla do Guaíba. No trajeto, haverá trios elétricos e show da cantora Valesca Popozuda.

A expectativa é de que 200 mil pessoas participem da caminhada — 75% do público deve vir de outras cidades. O evento deve gerar cerca de R$ 20 milhões para a economia local. As atividades são gratuitas e os artistas não cobraram cachê para participar dos eventos.

Um dos cenários mais conhecidos de Porto Alegre, especialmente para os fãs de futebol, esteve mais colorido na madrugada desta sexta-feira. Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTI+, comemorado hoje, pela primeira vez o estádio Beira-Rio deixou o vermelho um pouco de lado e apostou nas cores características da comunidade, um verdadeiro arco-íris.

 

Beira-Rio esteve mais colorido na madrugada desta sexta-feira | Foto: Diego Lopes Photo e Popy Martins / Divulgação / CP

 

A iniciativa do Inter ocorre em meio a avanços da Capital em relação ao público LGBTI+. Na primeira quinzena do mês, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) sancionou lei que integra a data no calendário oficial de Porto Alegre. O clube destaca que ao longo do dia serão distribuídos conteúdos especiais em seus canais oficiais, com o objetivo de conscientizar a população colorada acerca de construir uma sociedade livre de preconceitos.

Já o Grêmio fez uma publicação em sua página do Twitter dizendo que a história do time gaúcho "foi desenhada por pessoas de todos os gêneros". Fonte: Correio do Povo, Zero Hora, Agência Brasil e Anistia.org.br

 

 



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fone:(51)3233.3500

webmail / Todos Direitos Reservados 2012