02.06.2016 – Em Pernambuco fim do piso III para Radialistas: uma conquista que passa a valer a partir deste mês de junho

01.06.2016 – Ação que julga dispensa de jornalistas após greve retornará ao TRT para verificar se houve discriminação
23.02.2021
02.06.2016 – Ministro do Trabalho e Emprego diz ser contra terceirização e negociado sobre o legislado
23.02.2021

02.06.2016 – Em Pernambuco fim do piso III para Radialistas: uma conquista que passa a valer a partir deste mês de junho

Em Pernambuco, o piso III, pago à maioria dos radialistas do interior do estado e que foi reajustado em setembro para R$ 978,79, a partir deste mês de junho passará a ser de R$ 1.047,17. Desta forma o piso III será equiparado ao piso II, pago aos radialistas de Garanhuns, Petrolina e Caruaru.

Com a extinção do piso III, haverá apenas dois pisos salariais para os radialistas de Pernambuco: o piso I, pago aos radialistas da Região Metropolitana do Recife e o piso II, pago aos demais radialistas.

Frisamos que essa conquista está prevista no § 2º da Cláusula 4ª da CCT acordada na última negociação salarial, homologada em dezembro de 2015:

“CLÁUSULA QUARTA – ÍNDICE DE REAJUSTE SALARIAL

Parágrafo 2: A partir do dia 31 de maio de 2016, o Piso III – Para as empresas situadas nos demais municípios, de R$ 978,79 (novecentos e setenta e oito reais e setenta e nove centavos), mensais, deixará de existir, passando automaticamente para R$ 1.047,17 (hum mil, quarenta e sete reais, dezessete centavos), mensais, a partir de 01 de junho de 2016.”

Dessa forma, o salário do mês de junho, que pode ser pago até o 5º dia útil do mês de julho, deve ser pago reajustado no valor de R$ 1.047,17.

A unificação dos pisos salariais em Pernambuco é um compromisso do presidente Inaldo Saliustiano com os radialistas interioranos desde mandatos anteriores. “O fim do piso III marca o início da unificação dos pisos em Pernambuco”, afirma o presidente do sindicato.

A atual diretoria do sindicato, já assumiu o compromisso de continuar trabalhando pela unificação dos pisos em todo estado e lutar por mais benefícios, não só para os radialistas, mas para todos trabalhadores de rádio e televisão de estado.