57% DOS BRASILEIROS SÃO A FAVOR DO IMPEACHMENT DE BOLSONARO

DEPUTADO MAINARDI DENUNCIA MANOBRAS DO GOVERNO LEITE PARA APROVAR PEC 280 NA MARRA
26.05.2021
NOTA DA CUT SOBRE O ATO ‘FORA, BOLSONARO’ QUE SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO (29)
28.05.2021

57% DOS BRASILEIROS SÃO A FAVOR DO IMPEACHMENT DE BOLSONARO

Percentual dos brasileiros que querem Bolsonaro fora da Presidência aumentou 11 pontos em apenas três meses, segundo pesquisa PoderData

Em apenas três meses, aumentou em 11 pontos e foi para 57% o percentual dos brasileiros a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) segundo pesquisa PoderData, publicada no site Poder360.

De acordo com a pesquisa, caiu 10 pontos percentuais – passou de 47% para 37% – o percentual dos entrevistados que acham que Bolsonaro deve continuar no cargo.

A reprovação do governo também aumentou. No início de fevereiro, a reprovação da gestão de Bolsonaro estava em 48%. Hoje, 59% dos brasileiros dizem desaprová-la.

Entre os entrevistados que avaliam o trabalho de Bolsonaro como “ruim” ou “péssimo”, 91% querem a sua saída do cargo.

No recorte por gênero, faixa etária, região do país e renda, a pesquisa mostra querem Bolsonaro fora a maioria das mulheres (61%), dos jovens de 16 a 24 anos (62%), dos nordestinos (64%), das pessoas que ganham entre 5 e 10 salários mínimos (68%).

Já entre os que defendem a permanência de Bolsonaro no cargo etão os homens (43%), pessoas de 45 a 59 anos (45%), menores da Região Norte (59%), e os trabalhadores que ganham de 2 a 5 salários mínimos (44%).

Segundo o Poder360, essa é a primeira pesquisa sobre a avaliação do impeachment de Bolsonaro feita depois da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura ações e omissões do presidente no combate à pandemia do novo coronavírus. A CPI da Covid no Senado já ouviu depoimentos dos ex-ministros da Saúde Henrique Mandetta, Nelson Teich, do general Eduardo Pazuello, da Capitã Cloroquina e de Dimas Covas, do Instituto Butantan, que comprovam o descaso do presidente na compra da vacina contra a Covid-19.

A reportagem diz ainda que até esta quinta-feira foram protocolados 120 pedidos de impeachment de contra Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Os dois últimos foram feitos por Alexandre Frota (PSDB-SP) e pelo líder indígena Ailton Krenak, no dia 24.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa PoderData entrevistou 2.500 em 462 municípios nas 27 unidades da Federação, entre nos dias 24 e 26 de maio.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

fonte: CUT