BOLSONARO MENTE EM PRONUNCIAMENTO E POPULAÇÃO RESPONDE COM PANELAÇO PELO PAÍS

STF DECIDE SE REVISÃO DA APOSENTADORIA DA “VIDA TODA” TERÁ VALIDADE
04.06.2021
BOLSONARO CITOU ESTUDO PARALELO INCLUÍDO NO SITE DO TCU POR AUDITOR AMIGO DA FAMILIA
09.06.2021

BOLSONARO MENTE EM PRONUNCIAMENTO E POPULAÇÃO RESPONDE COM PANELAÇO PELO PAÍS

Presidente espalha fake news sobre vacinação e prejuízos de estatais, ataca medidas de isolamento decretadas por governadores e tenta convencer população de que economia está se recuperando

Para tentar reverter o derretimento de sua popularidade e os efeitos políticos da CPI da Covid, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta quarta-feira (2), Jair Bolsonaro (ex-PSL)) falou de vacinas, pandemia, economia e manteve o discurso negacionista contra o isolamento e social. “Sinto profundamente cada vida perdida em nosso pais”, começou. “Hoje alcançamos a marca de 100 milhões de doses de vacinas distribuídas a estados e municípios”, afirmou o presidente , enquanto um panelaço histórico tomava várias cidades do país.

O mandatário não falou, porém, que, segundo apurado na CPI do Senado, até maio o país já poderia ter recebido pelo menos 150 milhões de doses, o que não aconteceu por rejeição dele próprio e seu governo, que recusaram ofertas da Pfizer e CoronaVac em 2020. Ainda no ano passado o país poderia ter recebido 60 milhões de doses.

O presidente mentiu, ao dizer que o Brasil “é o quarto país que mais vacina no planeta”. Ele se referiu a números absolutos de doses aplicadas. Mas o Brasil é, hoje, o 64º no ranking de aplicação de vacinas contra a covid-19 na relação com o número de habitantes. Em velocidade de doses aplicadas por dia por milhão de habitantes, o Brasil é apenas o 89º no mundo e 13º na América.

Contra governadores
Bolsonaro afirmou no pronunciamento que seu governo vai garantir a opção de todos que quiserem se imunizar: “Todos os brasileiros que desejarem, serão vacinados”. Porém, fiel à sua luta contra a autonomia de governadores e prefeitos para adotar medidas contra a pandemia, Bolsonaro afirmou que seu governo “não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas, não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais”. Declarou ainda sempre ter dito que o país enfrentava “dois problemas, o vírus e o desemprego, que deveriam ser tratados com a mesma responsabilidade e de forma simultânea”.

Na verdade, Bolsonaro é considerado por cientistas do Brasil e do mundo como um incentivador da disseminação do coronavírus, ao promover aglomerações, se pronunciar contra instituições e protocolos científicos e combater as vacinas, como fez até recentemente.
Economia
Também é criticado por, inicialmente, negar a concessão de um auxílio emergencial às populações mais vulneráveis e aos trabalhadores informais do país. Desta forma, teria contribuído para que maciça parcela dos brasileiros pudessem ficar em casa, nos primeiros meses de pandemia, no ano passado, o que teria resultado em menos contaminações e mortes por covid.

Também em seu pronunciamento de hoje, Bolsonaro, destacou as reformas neoliberais dizendo que com o Congresso “estamos avançando”. E para citaras privatizações como exemplo de “avanço”, disse mais uma mentira à nação, ao afirmar que, “as estatais do passado davam prejuízo devido à corrupção sistêmica”. A alegação é falsa e já foi desmentida diversas vezes. Apenas para ficar no governo Lula, do primeiro (2003) ao último de seu segundo mandato, em 2010, o lucro da Caixa não parou de crescer.

Membros da CPI da Covid no Senado reagem
Os senadores que compõem a CPI da Covid no Senado reagiram às mentiras de Bolsonaro e em nota pública criticam a posição do presidente. Confira o teor:

“A inflexão do Presidente da República celebrando vacinas contra a Covid-19 vem com um atraso fatal e doloroso. O Brasil esperava esse tom em 24 de março de 2020, quando inaugurou-se o negacionismo minimizando a doença, qualificando-a de ‘gripezinha’.

Um atraso de 432 dias e a morte de quase 470 mil brasileiros, desumano e indefensável. A fala deveria ser materializada na aceitação das vacinas do Butantan e da Pfizer no meio do ano passado, quando o governo deixou de comprar 130 milhões de doses, suficientes para metade da população brasileira. Optou-se por desqualificar vacinas, sabotar a ciência, estimular aglomerações, conspirar contra o isolamento e prescrever medicamentos ineficazes para a Covid-19.

A reação é consequência do trabalho desta CPI e da pressão da sociedade brasileira que ocupou as ruas contra o obscurantismo. Embora sinalize com recuo no negacionismo, esse reposicionamento vem tarde demais. A CPI volta a lamentar a perda de tantas vidas e dores que poderiam ter sido evitadas”.

Assinam a nota: Omar Aziz- Presidente CPI; Randolfe Rodrigues – Vice Presidente CPI; Renan Calheiros – Relator e em apoio os membros efetivos:Tasso Jereissati; Otto Alencar; Humberto Costa; Eduardo Braga e os suplentes:Alessandro Vieira e Rogério Carvalho.

Panelaço
Durante pronunciamento de Bolsonaro, foi registrado um panelaço histórico contra ele e seu governo em vários locais e cidades do Brasil. “Caramba! Vou ter de fazer o sacrifício profissional de ler a íntegra do pronunciamento de Bolsonaro. Tentei ouvir, mas o panelaço não deixou. Aqui na minha região, o maior da história”, escreveu o jornalista Reinaldo Azevedo no Twitter.

fonte: CUT