POR 56% A 31% LULA VENCE BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO, MOSTRA DATAFOLHA

EM CARTA, LÉO PINHEIRO VOLTA ATRÁS EM ACUSAÇÕES CONTRA LULA
15.09.2021
GOVERNO PUBLICA DECRETO QUE ELEVA IOF PARA BANCAR AUXÍLIO BRASIL; VEJA ALÍQUOTAS
17.09.2021

POR 56% A 31% LULA VENCE BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO, MOSTRA DATAFOLHA

No Nordeste, o percentual de intenções de voto em Lula é ainda maior: 61% dos eleitores dizem que vão votar no ex-presidente

Se as eleições fossem hoje, no segundo turno o ex-presidente Lula venceria o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) por 56% contra 31%, segundo pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (17).

No Nordeste, o percentual sobe para 61% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando o entrevistador mostra a ficha com os nomes dos candidatos. Mas, mesmo quando a pergunta é respondida de forma espontânea, sem a apresentação de fichas com os nomes dos candidatos, o percentual dos que dizem votar em Lula é enorme: 42%.

Entre os mais pobres, Lula também é imbatível e tem até 34% de vantagem sobre Bolsonaro. O mesmo acontece entre os que tiveram menos oportunidades de estudar (31 pontos), jovens (29 pontos) e mulheres (25 pontos).

Nas simulações de segundo turno com outros candidatos, Lula venceria o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por 55% a 23%, e Ciro Gomes (PDT-CE) por 51% a 29%.

Primeiro turno

De acordo com o Instituto, Lula tem 44% da preferência do eleitorado, contra 26% de Bolsonaro no primeiro turno no cenário em que a disputa inclui o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que aparece com apenas 4%; e Ciro Gomes (PDT), que segue em terceiro lugar, com 9%.

Em outra simulação, com outro candidato tucano, o governador do Rio Grande do Sul, que disputa a indicação do PSDB com Doria, Lula tem 42% das intenções de voto, Bolsonaro (25%), Ciro (12%) e o governador Eduardo Leite (PSDB-RS), tem 4%.

Nas simulações com os chamados candidatos da terceira via, o apresentador José Luiz Datena (PSL-SP) tem 4% das intenções de voto, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), tem 2%, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), 1%; e o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido), 1%.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa feita pelo Datafolha foi realizada nos dia 13 a 15 de setembro.

Foram entrevistados 3.667 eleitores de forma presencial em 190 cidades.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

fonte: CUT