Crise ambiental e direitos humanos pautam o Seminário Internacional comemorativo aos 79 anos do Sindjors

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES 2021/2022
24.09.2021
CPI DA COVID OUVE ADVOGADA DOS MÉDICOS QUE DENUNCIARAM PREVENT E LUCIANO HANG
27.09.2021

Crise ambiental e direitos humanos pautam o Seminário Internacional comemorativo aos 79 anos do Sindjors

Com o objetivo de debater o mercado de trabalho para os jornalistas em tempos de crise econômica, sanitária, política e social, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors realiza, de 27 a 30 de setembro de 2021, o Seminário Internacional: “Desafios e Oportunidades para Jornalistas num Mundo em Transformação”.

O evento busca promover a análise, conhecimento, discussão e o debate, no âmbito dos jornalistas bem como da sociedade em geral, sobre temas tais como o atual mercado de trabalho dentro da chamada “nova normalidade”, a crise ambiental e seu impacto em nossas vidas, o papel dos sindicatos e quais são as perspectivas em um futuro próximo, direitos humanos e diversidade.

O Seminário contará com importantes representações de organismos internacionais, entidades de classe, cientistas políticos, acadêmicos e jornalistas. Entre elas citamos: FENAJ, FEPALC, FNDC, Sindicato dos Radialistas do RS, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), CUT Nacional e Regional, entre outros.

Quatro mesas vão compor o evento, que será realizado totalmente em ambiente on-line. A primeira delas (27/09) vai tratar do Jornalismo, Direitos Humanos e Diversidade. A segunda mesa (28/09) vai debater Caminhos do Jornalismo Frente as Atuais Condições de Trabalho e as Novas Tecnologias. Na sequência, no dia 29, terá lugar o debate O Novo Sindicalismo e os Desafios para o Futuro. Encerrando o seminário, no dia 30, serão tratados o Enfrentamento das Crises e as Contingências: a Mudança Climática e o Papel no Jornalismo.

PROGRAMAÇÃO

27 de Setembro | Segunda-feira | 9h30min – Mesa de Abertura

Maria José Braga é presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e integrante do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Zuliana Lainez é vice-presidenta da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), presidenta da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc), secretária geral da Associação Nacional de Jornalistas do Peru (ANP), Editora de Opinião do diário digital Crônica Viva e professora universitária na Disciplina de Direito à Informação.

Beth Costa é da direção da Fenaj e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro; é coordenadora do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC).

Antonio Ricardo Malheiros é presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul com passagens em diferentes veículos de comunicação, entre eles RBS TV e, atualmente, integra a equipe do Canal Rural.

José Nunes é presidente da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, ocupa também o cargo de vice-presidente da Regional Sul da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em seu segundo mandato.

Amarildo Pedro Cenci é graduado em Filosofia e Direito, professor, diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SinproRS) e presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul.

Vera Daisy Barcellos é Presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul; foi presidenta da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), mandato 2016-2019, e é ativista do Movimento Feminista das Mulheres Negras.