LULA LIDERA INTENÇÕES DE VOTOS E PODE VENCER ELEIÇÕES NO 1º TURNO, SEGUNDO IPEC

COAF: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DE EX DE BOLSONARO TEM INDÍCIOS DE LAVAGEM DE DINHEIRO
24.09.2021
STF RECONHECE DIREITO DE MULHERES A 15 MINUTOS DE DESCANSO ANTES DAS HORAS EXTRAS
24.09.2021

LULA LIDERA INTENÇÕES DE VOTOS E PODE VENCER ELEIÇÕES NO 1º TURNO, SEGUNDO IPEC

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22) pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo, mostra que o ex-presidente Lula lidera em dois cenários simulados com Bolsonaro e outros candidatos
O ex-presidente Lula (PT) lidera o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem na frente do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), segundo pesquisa Ipec, instituto criado em fevereiro por ex-executivos do Ibope Inteligência, divulgada na noite desta quarta-feira (22) peo Jornal Nacional, da TV Globo.

Lula está na frente em dois cenários simulados por pesquisa do Instituto Ipec com diversos possíveis candidatos, entre eles o apresentador José Luiz Datena, Ciro Gomes, do PDT, e o governador João Doria, do PSDB, com 48% e 45% das intenções de votos, respectivamente.

Na Região Nordeste, entre os mais pobres, católicos e pequenos municípios os percentauis são ainda mais altos.

. Nordeste (65%);

. quem têm ensino fundamental 1 (61%)

. quem tem ensino fundamental 2 (58%);

. quem mora em municípios com até 50 mil habitantes (53%);

. católicos (54%).

Primeiro cenário

Na simulação com cinco candidatos, Lula tem 48% das intenções de voto, contra 23% de Bolsonaro. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o petista poderia chegar a 50%, no limite para ser eleito em primeiro turno.

Na sequência vêem Ciro Gomes (PDT), com 8%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%; o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%. Os brancos e nulos somam 10% e não souberam ou não quiseram responder, 4%.

Segundo cenário

No segundo cenário simulado pelo Ipec, com dez candidatos pesquisados, Lula aparece com 45% das intenções de votos e Bolsonaro com 22%.

Os demais candidatos seriam Ciro Gomes, que surge com 6%; o ex-juiz e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Sérgio Moro (5%); o apresentador José Luiz Datena (PSL), com 3%; Doria (2%); Mandetta (1%); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), surge com 1%; o senador Alessandro Vieira (Cidadania) e a senadora Simone Tebet (MDB) não pontuaram. Neste segundo cenário, brancos e nulos alcançaram 9% e 5% não souberam ou não quiseram responder.

O que é o Ipec

O Instituto Ipec foi criado em fevereiro deste ano por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em janeiro em razão do término de um acordo de licenciamento com a Kantar Group.

Metodologia da pesquisa

O levantamento do Ipec foi feito entre os dias 16 e 20 de setembro.

. Os entrevistadores ouviram 2.002 pessoas de 141 municípios.

. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

. O nível de confiança é de 95%, o que significa que os resultados da pesquisa têm 95% de chance de representar a realidade.

fonte: CUT