PoderData: Lula dispara, lidera com folga e vence todos no segundo turno

CPERS FAZ VIGÍLIA NO PIRATINI PARA PRESSIONAR POR REAJUSTE LINEAR DE 32% PARA TODA CATEGORIA
22.12.2021
ARTICULAÇÕES NACIONAIS, RACHAS INTERNOS E DISPUTAS MARCAM CORRIDA AO PIRATINI
27.12.2021

PoderData: Lula dispara, lidera com folga e vence todos no segundo turno

Levantamento mostra ainda que a chamada “terceira via” apresenta dificuldades para decolar: nenhum dos candidatos chega a 10% das intenções de voto

Nova pesquisa eleitoral do PoderData, a última do ano, sobre a disputa presidencial em 2022, divulgada nesta quarta-feira (22), mostra que Lula (PT) está consolidado na liderança e que a chamada “terceira via” ainda não decolou, conforme outros levantamentos já vêm apontando.

Segundo o estudo, Lula tem 40% das intenções de voto, contra 30% de Jair Bolsonaro (sem partido), que aparece em segundo lugar. O índice do ex-presidente sugere um crescimento considerável, visto que na última pesquisa do PoderData, com cenário ligeiramente diferente, incluindo outros candidatos, o petista tinha 34%.

Depois de Lula e Bolsonaro, aparecem os candidatos da chamada “terceira via”. Nenhum deles, entretanto, passou de 1 dígito nas intenções de voto.

O terceiro lugar, Sergio Moro (Podemos), tem 7% das intenções de voto. Ele é seguido por Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), ambos com 4%. Fecham a lista o deputado André Janones (Avante), que soma 2%, Alessandro Viera (Cidadania), com 1%, e Simone Tebet (MDB), também com 1%. 5% disseram que votarão em branco ou nulo, enquanto outros 6% não sabem ou não responderam.

Segundo turno
A pesquisa PoderData também simulou diferentes cenários de segundo turno e Lula é apontado como vencedor contra qualquer um dos eventuais oponentes. Em todas as simulações, o petista soma no mínimo 50% de intenções de voto e apresenta vantagens que variam de 20 a 31 pontos com relação a outros candidatos.

Lula 54% contra 34% de Jair Bolsonaro (PL)

Lula 55% contra 30% de Sérgio Moro (Podemos)

Lula 50% contra 19% de Ciro Gomes (PDT)

Lula 51% contra 19% de João Dória (PSDB)

fonte: CUT