VETO DE BOLSONARO AO AUXÍLIO BRASIL MOSTRA SEU CUNHO ELEITOREIRO (POR PAOLA CARVALHO)

PT FALA EM REVOGAR A REFORMA TRABALHISTA
05.01.2022
APÓS UM MÊS SEM NOTIFICAÇÃO, GOVERNO DO RS EMITE AVISO PARA TODAS AS REGIÕES COVID DO ESTADO
05.01.2022

VETO DE BOLSONARO AO AUXÍLIO BRASIL MOSTRA SEU CUNHO ELEITOREIRO (POR PAOLA CARVALHO)

Mais uma vez, as metas e os tetos justificam uma ação irresponsável e perversa do Governo Bolsonaro

Paola Carvalho (*)

No apagar das luzes de 2021, em 30 de dezembro, Bolsonaro sancionou a lei que cria o Auxílio Brasil, programa social de transferência de renda que substitui o Bolsa Família após 18 anos. Apresentada incialmente como uma Medida Provisória e cheia de chantagens no Congresso Nacional, justificando inclusive o calote aos trabalhadores e trabalhadoras promovida pela PEC dos Precatórios.

A Medida Provisória já nascia com muitos problemas de entendimento sobre combate à pobreza, política de renda ou a própria determinação do Supremo Tribunal Federal, de quem 2022 devia ser regulamentada a Lei 10.835/2005, a lei que institui a Renda Básica de Cidadania no país.

Mesmo com a insistência do Governo em não debater e passar a patrola devoradora de direitos sociais por cima do Congresso e dos movimentos, alguns poucos avanços haviam sido conquistados: o debate sobre a fila zero, a continuidade do programa pós-eleições 2022 e metas para superação da pobreza e extrema-pobreza no Brasil. E pasmem (claro que não), os avanços morreram na mesa do Presidente da República!

Bolsonaro, vetou dois trechos da lei aprovada pelo Congresso Nacional. Em um deles, o presidente vetou o dispositivo que determinava que o governo deveria providenciar recursos suficientes para atender a todas as famílias elegíveis ao programa, ou seja, a fila zero. Com o veto, oficializa a manutenção da “fila” de pessoas que precisam do benefício, mas que por restrições orçamentárias, não poderão recebê-lo.

Usando o bom português, o veto diz que o governo não precisa disponibilizar verbas o suficiente para atender todo mundo que precisa do benefício. Esse já era um problema que havia no Bolsa Família, que mesmo antes da pandemia, mantinha mais de 2 milhões de famílias na lista de espera. O governo teve a chance de resolver e enfrentar com autoridade e compromisso os péssimos indicadores de fome e miséria e não o fez.

Mais do que isso, o grande empenho do governo, ao cortar recursos da assistência social, política pública responsável pela inclusão e acompanhamento do Cadastro Único para Programas Sociais, nem mesmo ter utilizado e qualificado os dados coletados pelo app do Auxílio Emergencial, é empurrar o povo para que nem na fila chegue.

O outro trecho vetado é o que estabelecia um conjunto de metas para a redução da pobreza e da pobreza extrema no país nos três anos seguintes ao início da vigência da lei. Para a pobreza, a meta era manter as taxas de pobreza menores a 12% em 2022, 11% em 2023 e 10% em 2024. Para a pobreza extrema, a era meta era manter a taxa menor que 6% em 2022, 4% em 2023 e 3% em 2024.O trecho também previa que se o governo não cumprisse as metas, ele deveria divulgar publicamente as razões que o teriam levado a isso.

Na justificativa sobre o veto, o governo disse que a proposta foi excluída do texto porque a tentativa de atingir as metas poderia levar a aumento de despesas e tiraria autonomia do governo para alocar verbas de forma discricionária e de acordo com o que o governo classificou como “gestão fiscal responsável”.

Mais uma vez, as metas e os tetos justificam uma ação irresponsável e perversa do Governo Bolsonaro. Ao não atender nem os que vivem em maior vulnerabilidade no país, nem estabelecer que a principal meta que temos a cumprir é combate à pobreza e a fome, com políticas públicas e objetivos fixados, estamos rasgando a nossa constituição e relegando o povo à sua própria sorte.

O que nos espera para 2022? Sem nenhuma dúvida, mais cenas tristes de fila dos ossos, comida no lixo e crianças em estado de desnutrição.

(*) Diretora de Relações Institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

fonte: sul21.com.br