GOVERNO DE TRANSIÇÃO DEVE PROPOR REVOGAÇÃO DOS DECRETOS ARMAMENTISTAS DE BOLSONARO

MOVIMENTO NACIONAL DOS RADIALISTAS – MNR, LANÇA INFORMATIVO SOBRE JULGAMENTO DO STF, QUE TEM RELAÇÃO COM A LEI DO RADIALISTA
16.11.2022
MENDONÇA É SORTEADO RELATOR DE PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA MINISTRO DA DEFESA
18.11.2022

GOVERNO DE TRANSIÇÃO DEVE PROPOR REVOGAÇÃO DOS DECRETOS ARMAMENTISTAS DE BOLSONARO

Intenção foi comentada por Flávio Dino, integrante do grupo de trabalho da Justiça e Segurança Pública

Senador eleito pelo PSB do Maranhão, Flávio Dino disse nesta quinta-feira (17) que a equipe de transição do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva irá propor a revogação dos decretos que facilitam a compra de armas de fogo e munições no País. Os decretos foram editados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que sempre incentivou o armamento da população civil.

“No que se refere a armas, não há dúvida que temos hoje um desacordo entre a lei de 2003, o Estatuto do Desarmamento [Lei 10.826/2003], e decretos e portarias. Então, seguramente, um dos primeiros produtos do grupo de trabalho será essa sugestão ao presidente [Lula], de revogação de atos que recomponham, para o futuro, o sistema de controle, e nós ponhamos fim ao liberou geral”, afirmou Dino, ex-juiz e ex-governador do Maranhão, integrante do grupo de trabalho da Justiça e Segurança Pública do governo de transição.

De acordo com ele, a sugestão de revogação será apresentada ao coordenador dos grupos técnicos, Aloizio Mercadante, até o dia 30 de novembro.

Ainda nesta quinta-feira, os membros do grupo de trabalho da Justiça e Segurança Pública do governo de transição definiram como irão conduzir os trabalhos. O ex-governador do Maranhão explicou que haverá relatorias temáticas de acordo com as prioridades estabelecidas pelo programa de governo do presidente eleito, como o desarmamento, a Amazônia, a estruturação do sistema único de segurança pública, os crimes digitais e os crimes contra o Estado democrático de Direito.

“Para cada um desses temas haverá relatoria e emergirão audiências com segmentos, corporações, especialistas e relatórios setoriais que vão compor o relatório geral. Esse relatório setorial vai conter propostas de revogação e de edição de novos atos normativos”, explicou.

O relatório geral da transição será apresentado até 10 de dezembro.

“O tema da Amazônia também será foco importante tendo em vista os compromissos que o presidente assumiu na COP27, a eliminação do desmatamento até 2030, o que pressupõe a plena recuperação do controle territorial na Amazônia brasileira”, destacou, em conversa com no Centro Cultural de Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o governo de transição.

Dino ainda ponderou que o grupo irá manter conversas com o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, com o objetivo de obter informações e haver continuidade administrativa nos assuntos da pasta. “Claro, é um governo [eleito] com propostas de mudanças, de outro campo político, mas no terreno administrativo, aquilo que for possível dar continuidade, é claro que nós faremos. Não há nenhuma visão, em relação à área de Justiça e Segurança Pública, de que tudo vai parar e começar do zero.”


fonte: sul21.com.br