O Dia do Radialista tem gerado alguma confusão.
Por muitos anos, a data de 21 de setembro sempre foi comemorada e ainda hoje a exemplo do Sindicato dos Radialistas do RS tem esta data como o dia oficial do DIA DO RADIALISTA, para compreendermos temos que retornar um pouco na história.
Em 1943, no primeiro governo do Ex-Presidente e Getúlio Vargas, sancionou uma lei em que fixava o piso salarial, ou seja, a remuneração mínima para os profissionais da categoria. A data, 21 de setembro, passou a ser comemorada em alusão ao histórico decreto. Consta que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi quem realizou as primeiras comemorações para o Dia do Radialista, ainda na década de 40.
No entanto em 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327, que institui o dia 7 de novembro como a data de comemoração oficial do Dia do Radialista. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.
Mesmo com a mudança imposta pela lei de 2006, os radialistas a em outros estados do Brasil utilizam ainda hoje as duas datas para comemorar.
“JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”