Diretoria

História do Sindicato

No ano de 1961 foi fundada a Associação Gaúcha de Radialistas (Agra) na qual foi o embrião do Sindicato. Uma das pessoas mais ativas e fundamentais na estruturação desta Associação chamava-se Lauro Hagemann. Em 14 de julho de 1962 foi fundado o Sindicato dos Radialistas e pela sua luta e vanguarda nosso Lauro Hagemann foi eleito Presidente de nossa entidade.

A primeira assembleia da categoria foi realizada em agosto de 1962 no auditório do IAPI localizado na Av. Borges de Medeiros esquina Riachuelo, foi o primeiro evento promovido pelo novo Sindicato, naquele momento nossa entidade mostrou a classe patronal que não veio para brincar e na assembleia do dia 22 de setembro a categoria concordando com a direção decidiu entrar em greve devido a classe patronal não aceitar a proposta dos trabalhadores e ainda tentar reduzir o pedido dos trabalhadores. Neste dia 21 de setembro foi decidida o dia do Radialista.

Em 1978 conquistamos o Registro Profissional junto ao Ministério do Trabalho esta foi uma grande vitória em nível nacional.

Em 1988 os 4 Sindicatos do ramo, Radialistas, Jornalistas, Gráficos e Administrativo se uniram e deflagraram o movimento Finquei Pé, dentro da RBS, os sindicalistas realizavam assembleias por setores dentro da empresa, a categoria estava junto com os seus representantes, isso levou a direção da empresa a aceitar a negociação, no final houve aumento escalonado onde alguns trabalhadores com salários mais baixos receberam até 35% de aumento.

Com a política de valorizarmos os trabalhadores do interior do nosso estado, isto nos levou a ter uma excelente representatividade junto a categoria e mais nossos diretores no lotados nas emissoras do interior são um elo perfeito com a categoria.

Com todos os acertos e erros de todas as direções temos certeza que os trabalhadores sempre foram bem representados por estas direções.

Nas convenções coletivas já que nossa data base é novembro sempre conquistamos clausulas benéficas aos trabalhadores evidente com a ajuda de nosso escritório jurídico liderado pelos nossos advogados Antônio Castro e Pedro Osório que até hoje nos auxiliam.

Em 2008 conseguimos inaugurar nossa Colônia de férias na praia do Barco em Capão da Canoa um marco importante de lazer para todos os radialistas e seus familiares de onde temos 10 aptos com toda a infraestrutura.

Mesmo com a pandemia que se instalou no mundo, nosso trabalho continua atuante junto a nossa categoria e assim será pois acima de tudo mesmo os diretores sindicais eleitos de forma democrática todos somos trabalhadores.

Bem vindo ao Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul.

Diretoria

Antônio Ricardo Malheiros

Presidente

Antônio Carlos da Silveira Leal

Suplente da Secretaria de Fiscalização e Mercado de Trabalho

Antônio Edisson Peres

Suplente da Secretaria de Finanças

Daniel dos Santos Braga

Tesoureiro

Edison Eduardo Silva

Secretário de Estudos da Comunicação

Everton da Silva Quadros

Suplente da Secretaria de Organização

Filipe Moll Konig

Conselho Fiscal

Helio Luiz Frota Bittencourt

Secretário de Finanças

Helio Moura da Costam

Secretário de Fiscalização e Mercado de Trabalho

Iraci Lopes da Rocha

Secretário de Divulgação e Imprensa

Joel Gentil Rodrigues Dias

Conselho Fiscal

Jose Carlos Aires da Silva

Conselho Fiscal

Jose Henrique Rodrigues

Vice Presidente

Jose Moacir Bitencourt Pereira

Secretário de Formação e Cultura

Karl Bulhões Hackradt

Secretário de Organização

Mario Cesar Santos de Almeida

Representante na Federação

Rafael Berri Ferreira

Suplente da Secretaria de Divulgação e Imprensa

Sidnei Silva Costa Junior

Suplente Representante na Federação

Silvonei Alex Nunes Benfica

Secretário Geral

Volnei de Souza Sena

Suplente da Secretaria de Formação e Cultura