ATENÇÃO RADIALISTAS DO RIO GRANDE DO SUL, NOSSO REAJUSTE SÓ FOI POSSÍVEL COM MEDIAÇÃO NO TRT 4.

EVENTO #VOLTADEMÉTRIO REUNIRÁ A COMUNIDADE CULTURAL NO BAR OCIDENTE
26.12.2024
DESEJAMOS PARA TODOS UM FELIZ NOVO ANO
30.12.2024

ATENÇÃO RADIALISTAS DO RIO GRANDE DO SUL, NOSSO REAJUSTE SÓ FOI POSSÍVEL COM MEDIAÇÃO NO TRT 4.

Amigos radialistas do Rio Grande do Sul, o ano de 2024 foi um ano muito difícil, tivemos problemas com enchentes, e muitas vidas perdidas, demissões de colegas enfim, um ano complicado, nós da Direção do Sindicato dos Radialistas, rodamos mais de 10.600 km em todo o estado conversando com nossos colegas para termos uma base melhor na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho onde nossa data base é a de novembro.

Iniciamos nossa primeira assembleia no dia 04 de outubro de 2024 para podermos ter tempo de realizar uma negociação embasada em fatos reais de nossa categoria, sabíamos que iria ser muito complicado pois tudo que ouvidos nestes períodos por parte de muitos radiodifusores com à desculpa relativa a economia, enchentes, rádios web, blog de colegas que mantem uma carreira solo ou seja, sempre desculpas para não pagarem o que é merecido para todos nós.

Não tivemos outra alternativa a não ser pedir de forma judicial a mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), onde nossa audiência foi no dia 17 de dezembro às 14h.

Após várias reuniões diretas entre nosso Sindicato dos Radialistas e o Sindicato patronal terminarem em impasse, foi necessário levar ao TRT para chegarmos a um acordo.

A Patronal mostrava-se intransigente em não conceder sequer o INPC integral, buscando trabalhar com a inflação do primeiro semestre, alegando aceleração do processo inflacionário e manter nosso reajuste no mesmo patamar concedido aos jornalistas em junho (mas que na época correspondia à inflação total do ano- 3,80%)

No TRT chegamos a um acordo que renova as cláusulas sociais e sindicais em vigor, garante a inflação total do período e corrige os pisos de entrada na categoria, que com a política de ganho real do salário mínimo do Presidente Lula ficariam abaixo do valor desse em 2025.

Infelizmente os trabalhadores ainda vivem sob os impactos negativos da Contrarreforma Trabalhista de 2017, no Governo Temer, que fragilizou a organização sindical, principalmente com o fim da chamada ultratividade, ou seja, a manutenção das cláusulas em vigor enquanto se negociava a nova Convenção.

Os termos do Acordo do TRT significam o limite que a Justiça do Trabalho poderia conceder na eventualidade do julgamento de um Dissídio Coletivo. Nesses termos, a negociação desse ano foi uma vitória do Sindicato que obteve por Acordo, em pouco mais de 30 dias, o máximo que um longo processo judicial poderia obter.

Desta forma todos nós teremos um reajuste de 4,6% em todos os salários, sem parcelamento, isto representa uma grande vitória.

“JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”