DIRETORES DO SINDICATO DOS RADIALISTASDO RS, VISITAM COLEGAS NAS CIDADES DE CERRO LARGO E GUARANI DAS MISSÕES.

DIRETORES DO SINDICATO VISITAM COLEGAS NA REGIÃO DAS MISSÕES DO RS.
11.02.2025
DIA MUNDIAL DO RÁDIO
13.02.2025

DIRETORES DO SINDICATO DOS RADIALISTASDO RS, VISITAM COLEGAS NAS CIDADES DE CERRO LARGO E GUARANI DAS MISSÕES.

O Presidente do Sindicato dos Radialistas do RS, Ricardo Malheiros, acompanhado do Vice-presidente Silvonei Benfica e do Diretor da Regional de Santa Rosa, José Henrique Rodrigues, estiveram na manhã desta quarta-feira dia 12 de fevereiro, na cidade de Cerro Largo com a finalidade de visitar os colegas na Rádio Cerro Azul, quando lá chegaram, foram impedidos de entrar na emissora por determinação da proprietária. Mesmo os diretores sabendo que a emissora está com trabalhadores sem o devido registro profissional (DRT), o Presidente do Sindicato Ricardo Malheiros, solicitou para a funcionária que recebeu os diretores para que a proprietária da emissora, contate com o Presidente por telefone ainda esta semana para que possam ser esclarecidas situações de irregularidades na emissora, caso este contato não seja efetuado o Presidente irá encaminhar denúncia de irrealidade ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Importante lembrar que conforme a Lei 6.615/78 para ser radialista tem que ter o devido registro profissional fato que não alguns não tem, mais que isto importante ressaltar que conforme o artigo 47 da Lei de Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/1941) tipifica como contravenção o exercício ilegal de uma profissão ou atividade econômica.

Tipicidade da contravenção:

Exercer uma profissão ou atividade econômica sem preencher as condições legais;

Anunciar que se exerce uma profissão ou atividade econômica sem preencher as condições legais.

Pena:

Prisão simples de 15 dias a 3 meses e Multa.

“Conforme o Vice-Presidente Silvonei Benfica, é impressionante que no ano de 2025 ainda tenha radiodifusor com atitude hostil, contrário à tradição de convivência na categoria ou seja um péssimo exemplo.”

“Já o Diretor da Regional de Santa Rosa, José Henrique Rodrigues, comentou que este tipo de atitude só faz com que os trabalhadores sejam penalizados, pois após a denúncia e a fiscalização devem sair do ar para se regularizarem.”

Em tempo, ainda na parte da manhã por volta de 11h, o Presidente do Sindicato Ricardo Malheiros, recebeu uma ligação do Sr. Deivison Santolin, que é funcionário da Rádio Cerro Azul, dizendo falar em nome da proprietária e buscando compreender o ocorrido, importante lembrar que o Sr. Daivison Santolin é operador e locutor da emissora e não tem o devido registro profissional, ou seja, também está irregular na função.

Conforme o Presidente Ricardo Malheiros, caso não tenha uma posição até sexta-feira dia 14 de fevereiro a denúncia será efetuada na segunda-feira dia 17 de fevereiro.

A sequência das visitas ocorreu na cidade de Guarani das Missões, nas Rádios Guaramano FM 98.1 e na Rádio Capital FM 91.1 pertencentes ao Grupo Guaramano de Rádios, onde foram muito bem recebidos, pelo gestor da emissora, tiveram ainda a oportunidade de conversar com os colegas de profissão sobre condições de trabalho e convenção coletiva 2024/2025. 

Em resposta a nota, o Presidente do Sindicato dos Radialistas do RS Ricardo Malheiros, recebeu uma ligação nesta quinta-feira dia 13 de fevereiro às 9h29m do Sr. Deivson Santolin, dizendo que a matéria é metirosa e que ele não é operador e sim locutor, foi informado para o mesmo que sendo locutor sem o devido registro ele também opera a mesa quando faz a comunicação, na verdade o que o Presidente esperava era receber uma ligação para buscar a solução do problema que existe na emissora ou seja trabalhadores sem o devido registro profissional.

Estamos esperando esta ligação para a solução pacífica.

abaixo registro de imagens

“JUNTOS SMOS MAIS FORTES”