
Em 14 de julho de 1962 foi fundado o Sindicato dos Radialistas. Naquela ocasião, em reconhecimento à sua luta, o colega e radialista Lauro Hagemann foi eleito presidente da nossa entidade.
A primeira assembleia da categoria ocorreu em agosto de 1962, no auditório do IAPI, localizado na Av. Borges de Medeiros, esquina com a Rua Riachuelo. Esse foi o primeiro evento promovido pelo recém-criado Sindicato. Desde então, mostramos à classe patronal que não viemos para brincar. Na assembleia de 22 de setembro, a categoria, em concordância com a direção, decidiu entrar em greve em resposta à recusa patronal à proposta dos trabalhadores, além de tentativas de reduzi-la. Nesse mesmo mês, em 21 de setembro, foi instituído o Dia do Radialista.
De lá para cá, muitas conquistas foram alcançadas. Hoje somos uma categoria organizada, com reconhecimento perante o público. Ainda assim, não podemos parar. Ao longo de nossa trajetória, contamos com muitos presidentes e diretores — cada um deixando sua marca e contribuindo para os avanços obtidos. Garantimos uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) sólida, com direitos para nossos colegas radialistas e seus familiares. Investimos em serviços e estrutura para atendimento aos associados, como nossa Colônia de Férias na Praia do Barco, em Capão da Canoa, serviços de saúde, atendimento odontológico, descontos em farmácias e muito mais.
Destacamos também nossa parceria jurídica com o escritório Castro, Osório, Pedrassani & Advogados Associados, que ao longo desses anos tem defendido a nossa categoria com competência e grandes conquistas.
No último sábado, realizamos o 1º Seminário do Mercosul de Comunicação, na região Noroeste do Estado do RS — um evento internacional que contou com a participação de uma comitiva de onze (11) argentinos, além de palestrantes do Brasil e da Argentina.
Entre os palestrantes, destacamos o Dr. Antônio Castro, diretor da Castro, Osório, Pedrassani & Advogados Associados; o Sr. Alejandro Fabián Zabala, presidente da Red de Medios Misione/Argentina; e o Sr. Claudir Nespolo, superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RS. Importante ressaltar que a Superintendência tem atendido todas as demandas apresentadas pela direção do Sindicato, fiscalizando irregularidades nas emissoras.
Seguimos em busca de melhores condições salariais para todos. Sabemos que estamos avançando. Com a chegada da data-base, em novembro, nossa direção tem se dedicado intensamente às negociações. Debateremos novas tecnologias, o direito de uso da imagem — que é personalíssimo —, o impacto da Inteligência Artificial (IA), e claro, lutaremos por uma remuneração mais justa.
Firmamos também um convênio com a Federação Gaúcha de Futsal, visando regular o credenciamento dos profissionais e ampliar as possibilidades de qualificação para todos os colegas.
Assim, queremos parabenizar todos os radialistas do Rio Grande do Sul. São 63 anos de conquistas, lutas e vitórias!
Muito obrigado a todos por acreditarem no Sindicato dos Radialistas do RS.
Direção do Sindicato dos Radialistas – Gestão 2023/2026
“Juntos somos mais fortes!”