19.06.2013 – CCJ aprova regras para concursos públicos federais

19.06.2013 – Empresa indenizará empregada que constatou doença ocupacional após a dispensa
23.02.2021
20.06.2013 – Empresa é condenada a pagar horas extras a vendedor externo
23.02.2021

19.06.2013 – CCJ aprova regras para concursos públicos federais

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (19), o substitutivo do projeto de lei do Senado 74/2010, que estabelece regras gerais para a realização de concursos públicos. O texto busca preservar o direito subjetivo – já reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – dos aprovados em concurso público à nomeação nas vagas previstas no edital e no prazo de validade da seleção.

Outra providência adotada é proibir a realização de concurso para formação de cadastro de reserva ou com "oferta simbólica" de vagas, esta caracterizada por oferecer vagas em número inferior a 5% dos postos já existentes no cargo ou emprego público federal.

Na próxima semana, a CCJ deverá submeter o substitutivo a turno suplementar de votação. Depois disso, se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a matéria seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

“O cidadão-candidato não pode mais ficar sujeito às gritantes irregularidades que vêm ocorrendo nos concursos públicos – frequentemente noticiadas pela mídia, as quais impedem o acesso justo e igualitário a cargos e empregos públicos”, argumentou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) no voto favorável ao PLS 74/2010.