TEREI RELAÇÃO HARMÔNICA COM TODOS OS GOVERNOS, INCLUSIVE DO BRASIL, DIZ GOLDFAJN SOBRE PRESIDÊNCIA DO BID

PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO PODE INJETAR R$ 250 BILHÕES NA ECONOMIA
21.11.2022
Amigo Radialista do Rio Grande do Sul
21.11.2022

TEREI RELAÇÃO HARMÔNICA COM TODOS OS GOVERNOS, INCLUSIVE DO BRASIL, DIZ GOLDFAJN SOBRE PRESIDÊNCIA DO BID

Brasil vai presidir a instituição pela primeira vez; BID financia grandes projetos de infraestrutura na América Latina

O economista brasileiro Ilan Goldfajn, eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) neste domingo (20), falou à CNN sobre a expectativa para a gestão inédita; esta é a primeira vez que o Brasil vai presidir a instituição, que financia grandes projetos de infraestrutura na América Latina.

Eleito na primeira rodada de votação com 80% de apoio, Goldfajn foi presidente do Banco Central no governo Michel Temer. O economista foi indicado para a vaga pelo governo Jair Bolsonaro, mas afirmou que atuará em harmonia com o governo eleito, que terá Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República.

“Eu vejo muito natural a convivência com o novo governo, vamos ter obviamente harmonia, vamos ter o prazer de contribuir, se complementar. As pautas da minha pauta de plataforma são muito parecidas com a pauta da plataforma dos objetivos do governo eleito: questão de clima, combater a pobreza, desigualdade, investir em infraestrutura. Eu vou ser presidente do BID e vou ter relação harmônica com todos os governos, inclusive, tenho certeza, do Brasil”, disse Goldfajn.

À CNN, o economista falou que “hoje foi um dia histórico para o Brasil”, considerando que é a primeira vez que um brasileiro preside a instituição. Ele incluiu que a a sua votação para comandar o BID recebeu apoio dos Estados Unidos.

“Acho que o voto de hoje foi um voto do diálogo, um voto do cansaço com as brigas ideológicas, é um voto para conciliação”, disse.

“Os Estados Unidos entenderam que o acordado dentro do BID é que o presidente seja um presidente da América Latina e do Caribe. A presidência americana na última vez foi um desvio, que acho que o atual governo dos EUA não quer mais que aconteça, por isso não ofereceram candidato, de propósito, e apoiaram minha candidatura dentre as cinco que existiam”, acrescentou Goldfajn.

Sobre a linha de atuação, Ilan Goldfajn reiterou que o BID deve concentrar recursos em ajudar milhões de pessoas no combate à fome.

“Nos importa saber se vamos de fato melhorar a vida de milhões de pessoas, o BID tem o instrumento para isso, os recursos para isso. [Se] vamos conseguir ajudar os que hoje estão enfrentando o problema da fome, depois da pandemia, depois do aumento de alimentos, quantas pessoas foram marginalizadas? O BID tem que ajudar isso, temos que dar as mãos, todos os governos”, afirmou à CNN.

fonte: cnnbrasil