SindJoRS, dentro da programação dos seus 80 anos, participa do Fórum Social Mundial

PF PRENDE QUATRO SUSPEITOS DE PARTICIPAÇÃO OU FINANCIAMENTO EM ATOS GOLPISTAS EM BRASÍLIA
20.01.2023
JOAQUIM BARBOSA CRITICA MOURÃO E PEDE RESPEITO A BRASILEIROS
23.01.2023

SindJoRS, dentro da programação dos seus 80 anos, participa do Fórum Social Mundial

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS, entidade que completou 80 anos na luta pela categoria das e dos jornalistas, pelo jornalismo e que sabe de seu importante papel na manutenção da democracia, no Brasil, preparou, dentro da grade de programação das comemorações de aniversário, atividades para marcar a presença no evento regional do Fórum Social Mundial 2023. Serão três encontros distintos, dentro deste tradicional espaço de discussão sobre as lutas sociais e que tem como tema “Democracia, direitos dos povos e do planeta – Outro mundo é possível”.
 
 A primeira ação ocorrerá de forma virtual, no dia 24 de janeiro, terça-feira, às 9h, para debater sobre a “Violência contra jornalistas e o papel da comunicação na democracia”. A proposta é uma organização do SindJoRS e do portal de notícias InfoSindicais e têm, como entidades convidadas, o Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, representado pelo seu presidente, Ricardo Malheiros, e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado – Arfoc/RS, que também será representada pelo seu presidente, Rodrigo Ziebell. A diretora Katia Marko será a integrante do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS indicada para discutir sobre o tema e a mediação terá coordenação de Fabrício Rocha, do InfoSindicais. O evento será transmitido, ao vivo, na página do Facebook do portal de notícias InfoSindicais https://www.facebook.com/InfoSindicais e terá transmissão cruzada nas redes sociais das entidades envolvidas.
 
No mesmo dia, das 14h às 17h, no Auditório do SindBancários, ocorrerá a Roda de Diálogo: “Sem Comunicação Democrática não existe Democracia de Verdade”, que terá como convidados os Representantes da SECOM e EBC, e que contará com a participação da diretora do SindJoRS e representante da entidade no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Katia Marko, na coordenação dos trabalhos. As convidadas serão Samara Castro, Diretora de Promoção da Liberdade de Expressão – Secretaria de Políticas Digitais/SECOM, e Rita Freire, Presidente do Conselho Curador da EBC, cassado após o golpe de 2016. Esta é uma promoção das seguintes entidades: Coletivo Comunicação Colaborativa: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), ABRAÇO RS e Brasil, Associação Catarinense de Rádios Comunitárias, Brasil de Fato/Rede Soberania, Ciranda, CUT/RS – Central Única dos Trabalhadores RS, Coletivos de Raros e PCDS da EBC, DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia, FENAJ, FITTEL, FITRATELP, Fórum Latino-Palestino, INTERVOZES, Instituto Parrhesia Erga Omnes/Parrhesia rádio Web, Jornal O Coletivo, Jornal dos Trabalhadores, MEMO – Monitor do Oriente Médio, MNRC – Movimento Nacional de Rádios Comunitárias, NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação, Ouvidoria Cidadã da EBC, Rádio Ferrabraz FM, RED (Rede Estação Democracia), Raízes Web rádio, SindBancários de Porto alegre, SINDJORS – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, UBM – União Brasileira de Mulheres, UFBA – Universidade federal da Bahia, Centro de Estudos da Midia Alternativa Barão de Itararé, Jornalistas Livres, Pão com Ovo. Transmissão: Facebook FNDC – https://www.facebook.com/fndc.br e Youtube FNDC – https://www.youtube.com/@fndcbrasil5426
 
 Já na quinta-feira, dia 26 de janeiro, das 9h às 12h, ocorrerá a “Mesa de Lutas Antirracistas Populares e Periféricas”, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a participação de Jeanice Dias Ramos – Jornalista, Museóloga e diretora do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS. A abertura deste encontro contará com um sarau, organizado pela jornalista Cíntia Colares, e contará com a Atividade Ancestral = Sarau Poético: abertura do Cacique Moisés Kaingang e presença de oito poetas negres. A mesa contará, também, com Eduarda Dedecco, Suelen Aires Gonçalves, Alef Fernando, Rafa Rafuagi, Eliane Sérafim, Eloi Ferreira, Cacique Moisés Kaingang, Cacique Woie Patté Xokleng, Cacique Cirilo Morinico Mbya-Guarani, Cacique da Aldeia Fag Ninh e Oré Kupri, Liderança Xokleng, Lisiane Niedsberg, Martvs Chagas e Mestre Renato.
 
 As atividades autogestionadas ocorrerão de 23 a 28 de janeiro de 2023, com a participação das centrais sindicais e dos movimentos sociais do Rio Grande do Sul e do Brasil, nos espaços da Assembleia Legislativa, no formato presencial, híbrido ou virtual, e também nas salas das comissões permanentes da AL-RS, bem como em auditórios de sindicatos e da CUT-RS, dentre outros espaços.
  
Mais informações e a programação completa você encontra em: https://www.fsm.org.br
  
Texto: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS