13 DE FEVEREIRO, DIA MUNDIAL DO RÁDIO

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS RADIALISTAS RS EM CACHOEIRA DO SUL
09.02.2023
RADIALISTAS DE SÃO VICENTE DO SUL RS
13.02.2023

13 DE FEVEREIRO, DIA MUNDIAL DO RÁDIO

Nesta segunda é comemorado o Dia Mundial do Rádio, um veículo de comunicação com mais de 100 anos de existência. O tema deste ano é “Rádio e Confiança”. A data foi estabelecida pela Unesco na Conferência Geral da Unesco em 2011, em alusão à criação da rádio das Nações Unidas em 13 de fevereiro de 1946.

Meio de comunicação popular, o rádio vem sobrevivendo e se adaptando a séries de supostas ameaças tecnológicas à sua existência, como já foi a televisão e a internet. Até hoje o veículo se mantém firme e confiável, alcançando as áreas mais remotas do país.

O rádio foi inventado e patenteado em 1896 pelo italiano Guglielmo Marconi. Esse é o consenso científico, mas há no Brasil quem o conteste. O padre brasileiro Roberto Landell de Moura teria feito a primeira transmissão radiotelegráfica dois anos antes, mas não há registros desse feito.

Primeira emissora do Brasil e mais antiga em operação ininterrupta é a Rádio MEC, criada em 1923 por Roquette-Pinto e Henrique Morize. Em 1936 nasceu a Rádio Nacional, que disparava suas ondas do Rio de Janeiro para o resto do país. Hoje, as duas emissoras fazem parte da EBC, Empresa Brasil de Comunicação.

A Rádio Nacional registrou aumento de 23% na audiência em dezembro, impulsionada pela nova programação e lançamento do perfil da Nacional no Spotify. A Rádio MEC teve uma expansão de quase 10% em ouvintes entre as estações FM no Rio, em comparação com 2020.