DIREÇÃO DO SINDICATO DOS RADIALISTAS DO RS RECEBE MEDALHA DA 55ª LEGISLATURA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS EM COMEMORAÇÃO AOS 60 ANOS DE HISTÓRIA DO SINDICATO DOS RADIALISTAS RS
27.02.2023
DIREÇÃO DO SINDICATO VISITA RÁDIO GAÚCHA FM DE CAXIAS DO SUL
03.03.2023

RÁDIO GUAÍBA

Neste ano de 2022 em novembro, tivemos nossas reuniões com o SindiRádio (Sindicato Patronal) no qual efetuamos a negociação coletiva de trabalho objetivando o reajuste de nossa categoria, não foi uma nem duas reuniões foram algumas, ouvimos tudo o que foi possível por parte dos patrões para não termos um reajuste maior que o que foi conseguido porém, compreendemos que a negociação foi uma boa conquista visando a conjuntura vivida no momento.
Compreendemos que às emissoras do Interior do Estado do RS, realmente tem mais dificuldade de terem um resultado, porém como viajo muito visitando às emissoras e os colegas, vejo que os RADIODIFUSORES (donos de emissoras) têm efetuado investimentos em equipamentos, estúdios, contratação de pessoal, ou seja, existe um crescimento e o mercado vem aos poucos sendo retomado.
Bem, podem me perguntar porque eu efetuei este comentário acima e infelizmente tenho que relatar para o conhecimento de todos.
No dia 24 de outubro de 2022 às 10h56m, foi publicado por mim no site do Sindicato, uma nota em relação a Rádio Guaíba, das condições de trabalho, equipamentos sucateados e outras tantas coisas, para piorar, hoje recebi novas informações e até esperava que estas fossem boas informações porém para minha surpresa nada melhorou e na verdade só piora.


ACOMPANHE ABAIXO UM POUCO DO RELATO:

  • O êxodo de profissionais sem reposição, todos os profissionais PEDINDO PARA SAIR;
  • Direção não demonstra nenhuma reação em contratar ou busca de profissionais no mercado;
  • Rádio com falta de profissionais no jornalismo, interferindo na programação da rádio;
  • Um total sucateamento de equipamentos em todas as áreas, chegando ao ponto de existir goteiras dentro da empresa, nos estúdios, nos corredores;
  • Direção inerte vendo tudo e não reagindo;
  • Nunca dentro da história da Rádio Guaíba se viu total descaso com a rádio e seus profissionais;
  • Nenhuma saída de profissionais da Rádio foi resposta, sendo que teve profissionais saindo em dezembro de 2022 e até agora nada de contratação.
    O que mais me impressiona, é que no dia 30 de abril de 1957 às 12h, inicialmente com 10 quilowatts em ondas médias e dois transmissores de ondas curtas, a ZYU 58 Rádio Guaíba de Porto Alegre entra no ar, prestes a completar 66 anos de história está emissora pode ter um final muito triste.
    Muitos de nossos colegas, que hoje estão em outras emissoras e alguns que entraram para a história do Rádio, tiverem seu início na RADIO GUAÌBA e hoje pelos relatos que recebo noto que se nada for feito pela direção do grupo esta emissora está fadada a encerrar suas atividades.
    Um fato lamentável que pode ocorrer.