EX-PRESIDENTE LULA CUMPRE AGENDA EM PORTO ALEGRE E PARTICIPA DE ATO PÚBLICO NESTA QUARTA

‘PORTO ALEGRE FAZ UM ESFORÇO PARA NÃO PRESERVAR A MEMÓRIA DAS LUTAS DE CLASSE’
01.06.2022
“A JUSTIÇA ELEITORAL ESTÁ PREPARADA PARA COMBATER AS MILÍCIAS DIGITAIS”, AFIRMA ALEXANDRE DE MORAES EM EVENTO
01.06.2022

EX-PRESIDENTE LULA CUMPRE AGENDA EM PORTO ALEGRE E PARTICIPA DE ATO PÚBLICO NESTA QUARTA

Acompanhado do pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin, petista vai permanecer na Capital até quinta-feira

Aguardada com entusiasmo por petistas e simpatizantes de sua pré-candidatura, a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Rio Grande do Sul ficará restrita a agendas em Porto Alegre nesta quarta (1º) e na quinta-feira (2). Futuro candidato à Presidência da República, Lula vem ao Estado acompanhado do pré-candidato a vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB).

É a primeira vez que o petista viaja ao Rio Grande do Sul desde a caravana de 2018, que passou por diversos Estados brasileiros. Nesse período de quatro anos, ele foi preso no âmbito da Operação Lava-Jato, permaneceu 580 dias na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, foi solto, teve a condenação anulada pelo Supremo Tribunal Federal e lançou a pré-candidatura. Atualmente, lidera as pesquisas de intenção de voto para o pleito de outubro, com possibilidade de vitória em primeiro turno.

O ex-presidente desembarcou em solo gaúcho na manhã desta quarta. Às 11h30min, tem encontro com líderes de partidos que farão parte da coligação de Lula: PT, PCdoB, PV, PSOL, PSB, Rede e Solidariedade. Mais tarde, às 15h30min, ele tem reunião fechada com representantes do setor da educação.

Na sequência, se dirige à zona norte de Porto Alegre, onde participa de ato público no Pepsi on Stage, casa de shows com capacidade para mais de 5 mil pessoas. Inicialmente previsto para as 16h, o ato deve começar mais tarde.

O site disponibilizado para o credenciamento da imprensa menciona as 18h como horário de início da atividade, anunciada como um ato “em defesa da soberania nacional”.

Para o evento, estão sendo esperadas caravanas de ônibus de diferentes regiões do Estado. Além de Lula e Alckmin, devem discursar representantes dos partidos que apoiam o ex-presidente.

Tanto a equipe do PT quanto a Secretaria da Segurança Pública (SSP) estão monitorando eventuais protestos que podem ocorrer no local. Em nota, a pasta informou que mantém monitoramento de informações referente à passagem de Lula pela Capital, “como de praxe em qualquer evento que demande atenção da Segurança Pública”.

A Brigada Militar estará presente no entorno do local do evento, assim como nas proximidades do hotel no qual Lula ficará hospedado.

Na quinta-feira, antes de embarcar de volta para São Paulo, o ex-presidente ainda vai se reunir com líderes do setor do cooperativismo.

Leia a nota encaminhada pela SSP:

“O Departamento de Inteligência da Segurança Pública (DISP), como de praxe em qualquer evento que demande atenção da Segurança Pública, mantém monitoramento de informações referente à passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Porto Alegre, com programação prevista para amanhã, na Zona Norte da Capital.

De igual forma, a Brigada Militar também irá assegurar policiamento no entorno do hotel onde o ex-presidente ficará hospedado, bem como no local do evento agendado. Cabe ressaltar, contudo, que o controle de acesso ao local do ato e a segurança interna é de responsabilidade da organização do evento.”

Palanque estadual

Entre os partidos que apoiam Lula, três já anunciaram pré-candidaturas a governador: o PT, com Edegar Pretto, o PSB, com Beto Albuquerque, e o PSOL, com Pedro Ruas. Até o momento, Lula não se envolveu diretamente nas conversas sobre as candidaturas locais, e havia expectativa de que o ex-presidente aproveitasse a viagem para tentar construir um palanque único no Estado, o que não deve ocorrer.

No ato público, apenas Pretto e Ruas devem comparecer. Beto disse que não foi convidado para o evento — em suas palavras, um ato “do PT para o PT”. Embora seu partido apoie Lula nacionalmente, o pré-candidato do PSB negocia uma aliança com o PDT, o que o faria dar palanque ao presidenciável Ciro Gomes.

Nesta terça, o jornalista Kennedy Alencar informou que Lula gostaria que seu partido apoiasse os candidatos a governador do PSB no Espírito Santo, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, em troca do apoio dos socialistas a Fernando Haddad em São Paulo. O movimento, entretanto, passaria por convencer todo o PT gaúcho, que está fechado com Pretto.

— Querer não basta. Seria preciso agir para isso acontecer. Por aqui, seguimos nas tratativas com o PDT — disse Beto.

A discussão com o PSB a respeito da candidatura a governador foi o que fez Lula desmarcar a visita a Santa Catarina, que seria seu destino após passar pelo Rio Grande do Sul.

fonte: gauchazh.clicrbs.com.br