CONHEÇA O MOONLIGHTING E SAIBA POR QUE AS EMPRESAS SÃO CONTRA ELE

LULA E BOLSONARO DISPUTARÃO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
03.10.2022
PRETTO AGRADECE VOTAÇÃO EXPRESSIVA E COMEMORA ELEIÇÃO DE MULHERES NEGRAS PARA CÂMARA E AL
03.10.2022

CONHEÇA O MOONLIGHTING E SAIBA POR QUE AS EMPRESAS SÃO CONTRA ELE

O Moonlighting surgiu durante o período de pandemia, onde muitas pessoas acabaram sendo demitidas de seus empregos. Saiba mais!

Visto como uma tendência, o Moonlighting surgiu durante o período de pandemia, no qual muitas pessoas acabaram sendo demitidas de seus empregos ou sendo afastadas de seus trabalhos mediante o decreto de lockdown.

As pessoas que aderiram a essa nova tendência estavam em busca de uma renda extra para complementar seu salário mensal. E, para muitos, essa técnica se tornou uma saída perfeita.

Com isso em mente, confira a seguir mais informações sobre o que realmente é o Moonlighting e por que as empresas costumam ser contra esse movimento.

Descobrindo o que é Moonlighting
A fim de que todos compreendam claramente o conceito de Moonlighting, que em tradução literal significa “luz da lua”, apresentaremos uma situação hipotética em que um determinado trabalhador seja empregado por duas ou mais empresas.

Apesar dessa situação, a maioria das empresas o considera como um empecilho, uma vez que essa tendência é clandestina. Isso porque, para que haja a realização dessas atividades, é necessário que ocorra uma inscrição na Previdência Social.

No entanto, mesmo que isso possa ser algo clandestino e não previsto em lei, muitos trabalhadores passaram a ir em busca de soluções como essa para complementarem seu salário mensal.

Por outro lado, não podemos negar que o cenário do mercado de trabalho brasileiro está passando por uma fase turbulenta e que isso tem sido difícil para os trabalhadores, pois, de uma forma ou de outra, eles ficam mais suscetíveis a serem prejudicados. Em razão de tudo isso, a cada dia que passa parece mais atraente buscar esse tipo de emprego.

Quais são as características do Moonlighting?
Embora possa parecer muito vantajoso possuir diversos empregos para complementar a renda, a maioria desses métodos possui precariedade, a qual pode ser considerada como uma característica do Moonlighting.

No entanto, essa não é a única, pois os pontos listados abaixo também se encaixam na lista de características. Veja:

É preciso anunciar aos empregadores que determinada situação de trabalho é clandestina;
Interfere apenas na situação de trabalhadores empregados;
Os benefícios dos trabalhadores são calculados com base no cálculo das bases de contribuição;
O trabalhador realiza várias contribuições laborais dentro do mesmo regime de Segurança Social;
As contribuições são pagas separadamente;
E, por último, o trabalhador passa a trabalhar por mais tempo.
Em suma, a grande maioria das empresas, hoje em dia, não aceita que seus funcionários tenham esse tipo de responsabilidade, isso porque tal situação diz respeito a interesses diferentes. Além disso, essa tendência seduz os trabalhadores para que tentem realizar uma grande carga de trabalho, desempenhando, assim, mais em um do que no outro.

fonte: capitalist.com.br