Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



1429

Ultimas Noticias

11.11.2013 - FITERT apoia a greve dos Trabalhadores da EBC

Nesta segunda-feira (11) a Fitert estará presente à manifestação da greve dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em greve desde último dia 7, os radialistas e jornalistas da EBC cobram do governo Dilma a liberação de recursos financeiros para o atendimento às reivindicações da categoria.

Na assembleia da última sexta-feira (8), os trabalhadores rejeitaram a proposta que a empresa intransigentemente mantém na mesa e que levou a categoria a cruzar os braços -1% de ganho real dividido em dois anos, tíquete alimentação extra no fim de 2013 e 2014, e vale-cultura, e a retirada de 10 itens constantes dos acordos salariais anteriores e o fim de cláusulas sociais. De acordo com a empresa, a retirada de direitos seria uma exigência do MPOG.

A categoria reivindica reajuste linear de R$ 290,00 e aumento de 11% no tíquete alimentação, além de avanços em cláusulas sociais como horas-extras, ocupação de cargos de chefia por concursados, política de formação profissional, entre outras. A assembleia também aprovou que as negociações devem ser feitas pelos sindicatos de trabalhadores e a comissão de funcionários eleita pela categoria.

Além de não atender às reivindicações dos trabalhadores, a EBC vem adotando uma política de assédio moral, punindo funcionários que cobram o respeito à lei dos radialistas e melhores condições de trabalho - caso dos colegas Ricardo Alexandria e Guilherme Souza, no Rio de Janeiro. A ameaça de suspensão das negociações com os trabalhadores em greve para ajuizamento de dissídio coletivo é outra demonstração da intransigência e das práticas antissindicais adotadas pela direção da EBC. A empresa também vem reiteradamente desrespeitando a lei dos radialistas na realização de concursos e na imposição de desvios de função, acúmulo de horas extras e outras ilegalidades.

A Fitert apoia a luta e a greve dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação em defesa de um sistema de radiodifusão público e valorizado, que contribua efetivamente para a democracia no país e para a democratização da comunicação. E se soma à cobrança feita pelos trabalhadores da EBC em greve de exigir da Contcop (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade) um posicionamento sobre as reivindicações e a mobilização da categoria.
A FITERT se coloca a disposição dos trabalhadores para buscar a imediata reabertura de negociação junto ao governo brasileiro e a direção da EBC assumindo de vez o papel de negociador em defesa dos interesses coletivos dos radialistas.

Pela imediata retomada de negociações com os sindicatos e a comissão de trabalhadores da EBC.

Fonte: redação Fitert



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012