Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



2418

Ultimas Noticias

09.07.2014 - Vacina contra a gripe é disponibilizada à população em geral

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza à população em geral a vacina contra a gripe (Influenza), nas unidades de saúde. Após serem vacinados todos os trabalhadores e voluntários da Copa do Mundo, profissionais da segurança, hotéis, bares, restaurantes e transporte, neste momento, ainda há um quantitativo expressivo de vacinas e, em função disso, elas estão sendo disponibilizadas à população em geral. A imunização pode ser realizada em 55 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em 95 Unidades de Estratégia de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A vacinação não é recomendada somente para pessoas que tenham manifestado reação alérgica em aplicação anterior ou que sejam alérgicas a ovo de galinha ou derivados. Mesmo assim, aquelas que apresentam apenas urticária depois de consumir ovos ou alimentos que contenham o produto podem receber a vacina. Nesse caso, devem informar à equipe da unidade de saúde sobre a questão. Quem estiver com febre (mesmo sendo baixa), deve esperar o desaparecimento do sintoma para se vacinar.

Prevenção - A gripe é uma doença respiratória infecciosa, causada por vírus, que pode gerar complicações graves e até levar a óbito, se não for tratada a tempo e adequadamente. O contágio é transmitido por secreções das vias respiratórias. Além de ser transportado pelo ar, quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra, o vírus pode também se instalar nas superfícies dos ambientes. Portanto, para se prevenir, é importante lavar ou higienizar as mãos com álcool gel frequentemente e evitar o contato das mãos com a boca, os olhos e o nariz, principalmente em locais de grande circulação de pessoas. Outra recomendação é usar sempre um lenço ao espirrar ou tossir.

Sintomas - Os sintomas da gripe são semelhantes aos do resfriado. Por isso, o melhor é buscar orientação médica quando aparecem juntos dor de cabeça, congestão nasal, tosse, dores pelo corpo, mal-estar, rouquidão e febre variável. A maioria das pessoas diagnosticadas com gripe e tratadas com medicação antiviral logo que surgem os sintomas se recupera dentro de uma a duas semanas. Mas a forma mais eficaz de combate continua sendo a prevenção por meio da vacina. As campanhas nacionais de imunização, promovidas desde 1999 entre abril e maio, vêm cumprindo papel relevante ao longo dos anos para puxar para baixo os impactos da gripe na saúde pública. Os resultados se revelam na queda do número de internações hospitalares, dos gastos com remédios para tratamento de doenças infecciosas de origem gripal e do índice de mortes evitáveis.



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012