Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 



393

Ultimas Noticias

07.03.2013 - Fitert denuncia entidades fantasmas que promovem cursos falsos de radialismo

A Fitert e seus sindicatos filiados vêm a público esclarecer que existe uma onda de entidades fantasmas apresentando falsos cursos para formação de radialistas em todo o território nacional. Assim, servimo-nos da presente para esclarecer que apenas as entidades regulamentadas na forma da lei e tendo os cursos para radialistas autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) poderão fornecer esta oferta de capacitação profissional para o ingresso no mercado de trabalho da categoria dos radialistas. Diante disso, informamos que os interessados devem procurar os sindicatos ou a Fitert para obter informações sobre escolas ou institutos que estão autorizados a promover formação de radialistas.

A Fitert e seus sindicatos filiados não aceitam formação de radialista à distância, pois entendemos que esta não capacita nenhum trabalhador para o pleno exercício da atividade de radialista conforme previsto na lei 6.615/78 e seus decretos.

Ademais, estas instituições (FEBRAR, ABLAP, CURSO DE RÁDIO), entre outras não têm autorização do MEC e nem do MTE para a finalidade de formação profissionalizante.
Informamos ainda que a Fitert e seus sindicatos filiados estarão fazendo o levantamento de pessoas que estão atuando no mercado de trabalho de radialista com registro profissional obtido através destas instituições para tomarmos as providências legais.

Por derradeiro, queremos salientar que é importante que os profissionais radialistas denunciem pessoas com registros fraudulentos ou obtidos à revelia da legislação.

A Fitert vem lutando junto ao Ministério das Comunicações, o Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Educação para a criação de cursos gratuitos para a formação de radialistas nos níveis médio (Curso Técnico) e superior (Radialismo ou RTV).

Lembramos ainda que quem participa de situações fraudulentas comete também contravenção penal, falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.


FITERT – Federação dos Radialistas.



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3029.4730, 3233.3500, 3019.6730 e 3024.4164

webmail / Todos Direitos Reservados 2012