Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 


Guia Sindical

8121

Ultimas Noticias

07.02.2019 - Campanha Salarial/SP 2018: Patronal apresenta proposta com miséria de reajuste e perdas de direitos

Confira a seguir o desenrolar das negociações dos Radialistas de São Paulo, publicado aqui, na íntegra. Só assim você poderá ter uma ideia do quanto é difícil sentar numa mesa de negociações e que só com o aumento no número de filiados é que a entidade se fortalece para poder avançar cada vez mais. Confira a matéria:

Velha novidade patronal, apresentar proposta velha como se fosse nova

Conforme é de conhecimento de toda categoria ocorreu um impasse nas negociações coletivas de 2.018/2.019. Isso se deu em virtude da bancada patronal, liderada pela TV GLOBO, ter investido de forma cruel e desumana na retirada dos direitos dos trabalhadores. Direitos esses conquistados ao longo dos anos e previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.

Considerando que os trabalhadores não aceitaram a proposta das empresas, de redução de direitos, o Sindicato dos Patrões há muito tempo encerrou as negociações com o Sindicato dos Radialistas. Nesta quinta feira (31), contudo, o sindicato patronal chamou o sindicato dos trabalhadores para uma reunião, onde mais uma vez apresentou uma proposta de acordo, desta feita através de um texto que está sendo encaminhado aos trabalhadores dentro das empresas na data de ontem (31/01) e hoje (01/02). A proposta é a mesma apresentada anteriormente e já recusada. Portanto, nada mudou. Porém, ao elaborar o documento e contando com a miséria e a fome dos trabalhadores, miséria e fome essa que elas mesmas causaram ao não conceder qualquer reajuste salarial desde maio de 2.017, as empresas apresentaram o que seria os valores a receber. No documento elaborado, conforme pode-se observar, consta apenas o que seria a miséria a ser recebida no momento. Entretanto, o documento não fala nos direitos que as empresas estão querendo retirar, direitos esses que representam valores infinitamente maiores do que esses que estão no papel e que os trabalhadores somente irão perceber ao longo dos anos.

Chegou ao conhecimento do Sindicato que muitas empresas estão fazendo um abaixo assinado e obrigando os trabalhadores a assinar mencionado documento para posteriormente encaminharão ao Sindicato (como se tivesse partido dos trabalhadores). O abaixo assinado solicita a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho. Dentre essas empresas encontra-se a TV GLOBO, que ao apresentar o documento, está informando aos trabalhadores que se eles não assinarem o documento perderiam o abono, o reajuste salarial e o PLR. Entretanto, o tiro já está saindo pela culatra lá na TV GLOBO, pois nenhum trabalhador assinou o documento.

O Sindicato dos Radialistas informa aos trabalhadores que a proposta patronal é uma ilusão. Na verdade, a real proposta é um reajuste salarial de 2,5% em troca da retirada de inúmeros direitos que estão na Convenção Coletiva. Por certo o trabalhador não vai cair nesse golpe, pois nossa Convenção Coletiva prevalece até que outra seja assinada e não será por conta de 2,5% que o trabalhador irá entregar seus direitos. Outra questão que o trabalhador deve refletir: se as empresas tem dinheiro e estão propondo pagar esses valores aos trabalhadores, porque precisa da assinatura do sindicato?

VAMOS ACORDAR MINHA GENTE!

Sem luta não tem conquista!

http://www.radialistasp.org.br/index.php/servicos/noticias/3985-campanha-salarial-2018-patronal-apresenta-proposta-com-miséria-de-reajuste-e-perdas-de-direitos.html



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fones:(51)3233.3500 / 3019.6730

webmail / Todos Direitos Reservados 2012