Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 


Guia Sindical

8843

Ultimas Noticias

30.10.2019 - Ato em defesa da Constituição de 1988 e da democracia acontece em Porto Alegre nesta quinta

Para marcar o aniversário de 31 anos da promulgação da Constituição de 1988, a Frente Ampla pelo Brasil, integrada por centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis, promove nesta quinta-feira (31), às 17h30, um ato público em defesa da carta magna e da democracia no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Para debater o tema, estarão presentes o senador Paulo Paim (PT-RS), a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, o economista Eduardo Moreira e a presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Gerusa Pena.

 

 

Chamada de “Constituição Cidadã” pelo então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulisses Guimarães, ela foi feita após o final da ditadura militar (1964-1985) e é a mais abrangente e extensa de todas as anteriores em relação a direitos e garantias fundamentais, principalmente às mulheres e aos povos indígenas.

No entanto, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, salienta que, após o golpe de 2016, que derrubou uma presidenta reeleita com mais de 54 milhões de votos, o texto constitucional começou a ser flagrantemente desrespeitado por aqueles que deveriam zelar por ele.

“Primeiro veio a Emenda Constitucional nº 95, que congelou os investimentos públicos em saúde, educação e assistência social por 20 anos. Depois, vieram as reformas trabalhista e da Previdência e a entrega do pré-sal e do patrimônio público. O resultado desta sequência de ataques à classe trabalhadora é um só: o desmonte da seguridade social e da soberania nacional, rasgando a Constituição”, explica o dirigente sindical.

Para Nespolo, “é fundamental defender a Constituição e a democracia neste aniversário de 31 anos para fortalecer a resistência, estancar a sangria e construir um movimento para resgatar os direitos que foram tirados do povo brasileiro”.

"Contamos com a participação massiva dos trabalhadores e das trabalhadoras", conclama o presidente da CUT-RS.

Fonte: CUT-RS com Rubem Pires Júnior – Senado (http://cutrs.org.br/ato-em-defesa-da-constituicao-de-1988-e-da-democracia-acontece-em-porto-alegre-nesta-quinta/)

 

 



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fone:(51)3233.3500

webmail / Todos Direitos Reservados 2012